Descubra o que faz um agente de crédito!

0

A fim de crescerem e aumentarem sua eficiência no mercado, várias empresas e pessoas utilizam os serviços de um agente de crédito. Essa profissão está em alta em vários cenários do mundo e suas atuações auxiliam muito no desenvolvimento de negócios diversos.

Porém, a quantidade de coisas que um agente de crédito pode fazer é gigantesca, fato que pode gerar dúvidas quanto a sua verdadeira área de atuação. Por isso, reunimos as principais características desse profissional e mostraremos a sua importância aqui neste artigo, confira! 

O que é um agente de crédito? 

Conteúdo

Para este início, cabe definir o que seria um agente de crédito. Esse profissional é responsável por auxiliar pessoas e empresas a conseguirem crédito do mercado. Por esse motivo, são chamados também de intermediários no mercado de concessão de crédito, de uma maneira mais formal.

O que é um agente de crédito? 
Fonte/Reprodução: original.

O agente de crédito é um profissional autônomo, não trabalha só com uma instituição específica, fato que os permite atuar em vários tipos de concessões diferentes e, dessa forma, proporcionar ao profissional maior capacidade de lidar com créditos de qualquer tipo.

Qual é a função de um agente de crédito? 

Conforme você viu na definição anterior, o agente de crédito é o responsável por determinar para o cliente ou empresa qual é a melhor opção disponível para tomada de crédito. Essa avaliação é feita com base na situação da empresa e do seu objetivo. Para atender isso, o agente de crédito pode ter as seguintes funções:

  • Analisar crédito;
  • Negociar entre a parte que cede o crédito e a que deve;
  • Criar planos para concessão de empréstimos e pagamentos;
  • Confeccionar relatórios de informações sobre clientes e a própria empresa.

Vale lembrar também que para o agente de crédito poder atuar na profissão, ele precisa de uma certificação emitida através da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que vai avaliar o conhecimento e capacidade do candidato.

Como um agente de crédito pode ajudar os clientes? 

A principal ajuda que o agente de crédito pode oferecer para o cliente é justamente mostrar qual é a melhor opção de crédito para o mesmo, com base no contexto em que se encontra sua vida financeira e nos serviços que a empresa possui à disposição. Até porque não é fácil ter certeza de como certas taxas ou diferenças de instituições podem afetar na eficiência de seu crédito sem a análise de um profissional, certo?

Essa ajuda do agente de crédito evita que os necessitados de crédito realizem más escolhas de empréstimos e, consequentemente, se vejam em um cenário de regressão e endividamento.

Quais são as responsabilidades de um agente de crédito? 

Por fim, vamos falar a respeito das responsabilidades que se atribuem a um agente de crédito. Basicamente esse profissional tem duas responsabilidades principais: atender competentemente as demandas do cliente que toma o crédito e buscar sempre as melhores soluções para cada um deles.

Como um bônus por chegar até aqui, vamos dar aqui algumas dicas para você que deseja se tornar um bom agente de crédito. A primeira é não deixar a leitura de lado, já que você precisará negociar com pessoas e ter propriedade ao falar é indispensável para uma boa negociação.

A segunda é exercitar bastante a leitura de gráficos, resolução de exercícios de cálculo e afins, pois para escolher o melhor crédito para seu cliente será necessário todos os recursos lógicos que se desenvolvem no estudo matemático. Por último, a terceira dica é que você esteja atento para o seu contexto, tanto para divulgar seu trabalho de uma maneira eficiente, como para notar variações de uma taxa em um período.

Com isso dito, você percebeu no decorrer do texto que o agente de crédito é um profissional muito importante para avaliar quais as melhores opções para a tomada de crédito. Peço que compartilhe este artigo em seus canais e fique à vontade para conhecer outras postagens aqui neste site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.