O mercado de imóveis precisa sempre estar acompanhando a economia do país, e quem está por dentro do assunto deve ter nota a instabilidade e o declínio econômico do Brasil. E pensando nisso, vem a dúvida: será que ainda vale a pena investir em imóveis? Vamos entender esse assunto parte por parte a seguir:

Quando falamos de investimento, sempre buscamos associar a uma ideia de segurança. Investir em imóveis é considerado uma das formas mais seguras e rentáveis de aplicar o seu capital, pois a construção de patrimônio dá a sensação de estabilidade.

Entretanto, diante dessas vantagens de investir em imóveis, temos um outro ponto importante que é o mercado econômico atual. Como o investimento em imóveis é uma aplicação a logo prazo, é difícil prever a valorização e desvalorização desse bem durante os anos.

Mas o que podemos dizer é que considerar projeções para o mercado financeiro de imóveis a longo prazo não é uma atitude exagerada. E o que isso nos diz sobre investir em imóveis? Bem, vamos entender se vale a pena ou não esse tipo de renda considerando as informações anteriores.

Este investimento é possível sim, mas é preciso tomar alguns cuidados para que você não esteja perdendo capital e tempo. Com a desaceleração do mercado imobiliário a e a desvalorização dos imóveis, é preciso ser visionário para que a rentabilidade esteja ao seu favor. Veja a seguir algumas dicas:

Estude o mercado imobiliário

O mercado imobiliário é cheio de cláusula e particularidades que precisam ser avaliadas, portanto, quanto mais você se informar sobre o assunto mais chances terá de fazer o melhor negócio. Esse ponto é importante para entender as possibilidades do setor para o momento e para tempos vindouros.

Verifique os detalhes externos ao imóvel

Muitas pessoas observam somente o próprio imóvel na hora de realizar a compra, mas é preciso considerar diversos fatores externos que estarão influenciando diretamente no sucesso do seu investimento. Estamos falando de localização, IPTU, vizinhança, comércio, distância de avenidas principais, e características do gênero.

Considere as taxas de serviço para a imobiliária

Nem sempre o seu contrato com a imobiliária diz respeito somente a própria compra do imóvel. Isto depende da intencionalidade da compra! No caso de imóveis que serão usados para aluguel, por exemplo, existem algumas adaptações a serem inclusas e você precisa incluir essas taxas à conta total para entender se está realmente fazendo um bom negócio.