post

Todos os motoristas são obrigados todos os anos a pagarem taxas referentes a seus veículos para que assim continuem rodando dentro da lei. Dentre as taxas obrigatórias a serem pagas esta o IPVA, DPVAT, licenciamento e multas, caso o motorista tenha alguma. Muitas pessoas realizam esse pagamento anualmente, mas desconhecem para que realmente servem, então viemos aqui esclarecer todas as dúvidas referente ao assunto.

O que é o IPVA?

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um importo cobrado anualmente e seu valor é determinado pelo governo estadual variando de 1% a 6% do valor do veículo em questão.

O valor arrecadado com o IPVA é direcionado ao Tesouro e administrado pelo estado em questão que possui necessidades e pode utilizar esse valor arrecadado para isso, não obrigatoriamente em melhorias de estradas ou rodovias. O valor do IPVA pode ser pago de uma única vez ou pode ser pago em parcelas, dividido em até três vezes. Para quem tem dúvida sobre o valor já é possível consultar o IPVA de 2022.

Com o início do ano chegando muitos estados do país começam a se preparar para arrecadar o IPVA, como é o caso do IPVA 2022 MG que recolhe a quantia de todos os motoristas do estado.

O que é o DPVAT?

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres, ou seja, DPVAT, é um seguro obrigatório criado desde 1974 que tem como principal função proteger todos os brasileiros em casos de acidentes de trânsito.

Esse seguro indeniza qualquer vítima de acidente de trânsito em território nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre. Caso o motorista esteja inadimplente com o pagamento não tem direito a indenização do acidente de trânsito.

O que é o licenciamento?

O licenciamento é o documento que atesta que o veículo está com as normas de segurança em dia e pode circular normalmente pelas ruas. O pagamento dele deve ser realizado anualmente e é obrigatório seu porte a todos os motoristas para que em casos de abordagem seja apresentado aos policiais para uma conferência sobre o veículo.

O licenciamento é obtido diretamente no DETRAN local ou no próprio site do órgão e na hora da compra de qualquer veículo ele é o primeiro documento a ser pago, antes mesmo do emplacamento.

Esses são alguns dos principais pagamentos realizados pelos motoristas brasileiros e que garantem a eles todos os diretos ai circularem nas vias brasileiras, então, é extremamente necessário que mantenha todos os pagamentos em dias e atualizados.