Alexandre Schwartsman é um ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central, se tornou referencia quando o assunto é economia, seja no Brasil e até mesmo no Mundo. 

Schwartsman atua também como consultor e palestrante, abordando cenários econômicos relevantes e atuais, que influenciam as políticas econômicas no Brasil. Ficou curioso? Continue com a leitura deste texto e conheça um pouco sobre a vida do economista, palestrante, colunista e critico da política econômica brasileira. 

Quem é Alexandre Schwartsman?

Conteúdo

Economista formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Alexandre Schwartsman obteve seu mestrado em economia pela Universidade de São Paulo e um doutorado internacional pela University of California, Berkeley, uma das melhores Universidades do mundo, e logo iniciou sua carreira em instituições bancárias.

Além de ter ocupado cargo na diretoria do Banco Central, Schwartsman também atuou como economista-chefe no Crédit Agricole Indosuez, onde foi responsável pela divisão América-Latina no Banco ABN AMRO. 

Quem é Alexandre Schwartsman?
Fonte/Reprodução: original.

Posteriormente conquistou o mesmo cargo no Banco Santander Brasil, mas há outros bancos em que trabalhou como analista, que são: Unibanco, Bankers Association e também na rede Pão de Açúcar.

Alexandre ainda é colunista no jornal Folha de São Paulo e no Valor Econômico, onde escreve a respeito de assuntos financeiros e também faz críticas a algumas políticas econômicas dos governos brasileiros.

Qual a idade de Alexandre Schwartsman?

O nascimento de Alexandre Schwartsman se deu no dia 7 de fevereiro de 1963, em São Paulo, hoje com 59 anos, o economista mantêm uma postura profissional transparente, mas além do lado profissional, sua personalidade também chama atenção, fazendo com ele seja reconhecido por uma postura mais rígida, quando o assunto é economia. 

Qual a nacionalidade de Alexandre Schwartsman?

Alexandre Schwartsman, é brasileiro natural de São Paulo e além das instituições onde trabalhou, ele também iniciou sua própria consultoria financeira chamada de Schwartsman & Associados, onde são desenvolvidas analises e relatórios a respeito de temáticas econômicas, principalmente macroeconômicas. 

Além disso, ainda mantêm um blog pessoal chamado A Mão Invisível, com uma linguagem simples e humorada.   

Como Alexandre Schwartsman se tornou um economista?

Inicialmente Schwartsman cursou administração, mas em seus cursos de pós-graduação seguiu para a economia, seu doutorado foi feito na Universidade da Califórnia, uma das 50 melhores do mundo e entre as 15 melhores nos EUA. Sua carreira é marcada por passagens, como economista-chefe ou até diretor econômico, em instituições bancárias de muita relevância no mercado. 

Como Alexandre Schwartsman se tornou um economista?
Fonte/Reprodução: original.

Já como comentarista econômico, Alexandre Schwartsman é conhecido por externar uma opinião ácida, em várias ocasiões criticou as políticas econômicas brasileiras em governos diferentes e por causa disso se envolveu em algumas polêmicas, incluindo sua saída do Banco Santander em 2011, o banco alegou outro motivo, apenas relacionado ao crescimento da instituição.

Em outra ocasião foi alvo de uma nota de repúdio por parte de um grupo de 154 intelectuais e educadores, quando publicou um texto na Folha de São Paulo com o título O Porco e o Cordeiro, onde faz ofensas veladas a algumas figuras politicas e economistas influentes.       

Alexandre Schwartsman é sem dúvida um excelente economista brasileiro, com uma carreira, acadêmica e profissional, invejável. Mantém posições firmes quando o assunto é economia e possuí personalidade consistente, ainda é escritor do livro Economia no cotidiano: “Decifra-me ou te devoro”, onde através de uma linguagem simplificada apresenta ao leitor formas de entender como a economia afeta sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *