A análise gráfica para ações é um recurso muito útil para os traders aumentarem a sua assertividade em suas operações. Essa análise auxilia os investidores a identificar o momento certo de continuar ou encerrar uma determinada operação.
Uma das principais características do mercado financeiro é a volatilidade. O valor dos ativos pode valorizar e desvalorizar em questão de minutos, portanto, é preciso encontrar uma estratégia que mostre aos investidores se devem ou não manter uma determinada operação, a fim de não terem prejuízos.
Neste post, vamos entender o que é realmente uma análise gráfica de ações. Veremos como ela funciona e de qual forma ela pode ajudar um Trader a tomar uma boa decisão em relação a um determinado investimento.
O que é análise gráfica para ações?
Conteúdo
Também conhecida como análise técnica, a análise gráfica para ações é um recurso que possibilita que os Traders realizem estudos sobre o preço de uma ação, a fim de saber se é mais viável entrar ou sair duma determinada operação.
Essa análise permite que o investidor identifique as tendências do mercado e o momento que essas tendencias sofrem alterações. Por meio dessas informações obtidas pela análise gráfica para ações, é possível montar estratégias para realizar operações de diferentes tipos de ativos.
Todas essas informações são obtidas por meio dos gráficos, que estão sempre oscilando. A análise gráfica para ações é tão precisa que alguns investidores evitam ver notícias sobre o mercado para que essas não prejudiquem as decisões tomadas por meio dos gráficos.
Como funciona a análise gráfica para ações?
O funcionamento da análise gráfica para ações ocorre por meio de gráficos que apresentam o desenvolvimento do valor de uma ação durante um determinado período. Ao visualizar esses gráficos, é possível identificar tendências e criar estratégias por meio delas.
Ao identificar uma tendência de alta em uma ação, o Trader pode efetuar a compra antes que o preço suba definitivamente. Da mesma forma, ao identificar uma tendência de baixa, é possível vendê-la antes que o seu preço desvalorize.
Para realizar uma análise gráfica para ações é utilizado o modelo gráfico de velas. Isso permite que a visualização do gráfico se torne mais simples, mostrando com mais exatidão os movimentos de alta e baixa do mercado financeiro.
Como analistas gráficos podem ajudar os investidores a tomar decisões de compra e venda?
O desejo de qualquer investidor é saber o momento certo de comprar ou vender uma ação. Com a análise gráfica para ações isso se torna possível. Ela identifica tendências e possibilita que o investidor se antecipe a elas.
A análise gráfica para ações é de grande utilidade principalmente para os Traders, que realizam operações de curto prazo. Isso por que ela permite identificar tendências que aparecem e somem em questão de minutos.
No longo prazo essa estratégia não é tão útil, ela é precisa para identificar tendências a curto prazo, que podem não ter nenhuma utilidade para decisões que serão tomadas meses após a realização da análise gráfica. E como essa análise precisa considerar uma série de indicadores, o analista se torna essencial para uma leitura mais rápida e assertiva.
Qual é o papel da análise técnica na negociação de ações?
O trabalho de um Trader se resume a negociar ações, ou seja, eles compram e vender diversas ações ao longo do dia. Por conta disso, a análise gráfica para ações tem um papel fundamental no trabalho desses profissionais.
Eles podem estudar os gráficos a fim de compreender se o preço de uma determinada ação deve subir ou cair durante o dia. Assim, é possível se antecipar ao mercado e comprar ou vender uma ação antes que a sua tendência de alta ou baixa se concretize.
Portanto, a análise gráfica para ações pode ser a chave para aumentar a assertividade de um Trader em suas negociações a curto prazo.