Anbid: o que é?

0

A Anbid foi uma das entidades que mais contribuiu para o setor de regulamentação do mercado brasileiro. Mas, ela foi infelizmente fechada em outubro de 2009.

Ainda assim, é importante saber mais sobre a mesma. Quer saber o que era a Anbid em si e qual era sua função no mercado financeiro? Neste artigo, iremos falar um pouco da história dessa entidade tão conhecida e descobriremos para que ela servia. Boa leitura!

O que é a Anbid?

Conteúdo

A Anbid foi uma das principais entidades que regulamentava o mercado de capitais brasileiro, ela oferecia certificados CPA 10 e Capa 20 para todos os profissionais que tivessem interesse em atuar no mercado de capitais.

O que é a Anbid
Fonte/Reprodução: original

Com isso, a Anbid criava profissionais capacitados e ajudava a manter o setor de capitais em alto nível.

Ela também ajudava a reforçar a atuação das instituições financeiras em todo o processo de desenvolvimento econômico do Brasil. Isso trouxe uma maior segurança para o setor e criou um padrão de conduta e qualidade que atraiu muitos investidores.

Como funciona a Anbid?

Como já dissemos anteriormente, a Anbid foi criada com o propósito de regulamentar e organizar as empresas e profissionais que trabalhavam no setor de investimentos.

A sua principal área de atuação era no setor de capacitação, ela era responsável por emitir certificados e profissionalizar os profissionais que atuavam na área. Essa capacitação era feita através do CPA (Programa de Certificação Continuada). Nele, existiam duas importantes categorias:

CPA-10

O CPA-10 era voltado para os profissionais que vendiam produtos ou investimentos, como funcionários de bancos que tinham contato direto com clientes.

CPA-20

Já o CPA-20 era destinado aos profissionais que atuavam com um tipo mais experiente de investidores.

A Anbid também contribuiu muito com a regulamentação do mercado de capitais, sendo de grande importância para garantir o bom funcionamento dele, garantindo segurança para todos os investidores.

Um dos grandes diferenciais que fez a Anbid ter um bom desempenho na área, foi o fato de ser uma representante direta das instituições e estar associada a todos os profissionais experientes que tinham grande conhecimento na área.

Para que serve a Anbid?

Após conhecer a sua história, dá para perceber que a Anbid atuava de forma essencial no setor. Ela auxiliava todas as empresas e investidores do setor financeiro e garantia o bom funcionamento de todas as operações.

A Anbid servia para garantir um funcionamento mais ético e claro das operações. Ela gerou um grande avanço em toda a área e até hoje existem vestígios de sua boa atuação.

As regras imparciais existentes no Conselho de Regulação e Melhorias Práticas garantia que as regras do setor fossem imparciais. Com isso, podemos dizer que ela era um órgão muito preciso e garantia que o mercado ficasse livre de interferências.

Como a Anbid surgiu?

A Anbid foi criada no ano de 1967, na mesma época em que o mercado de capitais brasileiro passou a ser regulamentado. Sua sede era no Rio de Janeiro e ela foi criada para articular e representar os Bancos de Investimentos do país.

No ano de 1990, ela decidiu mudar um pouco o rumo e passou a trabalhar com a maioria das atividades envolvendo todo o tipo de instituição financeira.

Após essa grande mudança, a Anbid começou a ser reconhecida como a maior e mais respeitada provedora de informações de todo o mercado. Inclusive, ela foi responsável por criar o primeiro sistema de apuração de rentabilidade de fundos, que era avaliado diariamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.