Avaliação 360 graus: o que é?

0

Dentre todos os métodos de análise disponíveis atualmente, a avaliação 360 graus é a que oferece melhores resultados. Alguns tipos de avaliação buscam opiniões dos gestores, outras dos seus colegas de trabalho ou então do próprio colaborador. No caso da 360 graus, essa reúne análises feitas por todas as partes. 

Para que uma empresa obtenha o tão desejado crescimento, é fundamental que ela conte com funcionários capacitados, que concordem e consigam cumprir as metas estabelecidas. Para isso, é preciso conhecer melhor os seus colaboradores e investir em treinamentos que aprimorem as suas habilidades. 

Com a avaliação 360 graus é possível saber quais são os pontos fortes dos seus colaboradores e identificar as áreas que eles precisam evoluir. Nesse post, entenderemos melhor como funciona uma avaliação 360 graus e quais os seus benefícios para a empresa. 

O que é a avaliação 360 Graus?

Conteúdo

Podemos definir uma avaliação 360 graus como uma ferramenta com a qual os gestores conseguem obter informações precisas sobre os seus colaboradores. Essas informações são reunidas seguindo as perspectivas dos líderes, colegas de trabalho e subordinados do avaliado em questão. 

O que é a avaliação 360 Graus?
Fonte/Reprodução: original.

Algumas empresas chegam até a obter informações de clientes e fornecedores, mas isso depende da função do colaborador que está sendo avaliado. Assim, a avaliação 360 graus é considerada a mais completa quando comparada a outros tipos de análises, como a 180 graus, por exemplo. 

Como funciona a avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus leva esse nome pois é um método de análise que visa obter informações sobre o colaborador entrevistando o maior número possível de pessoas. Com isso, é possível obter uma percepção muito completa sobre o perfil do colaborador avaliado. 

Para realizar uma avaliação 360 graus são criadas enquetes que servirão como critério durante o processo de avaliação do colaborador. As respostas desses questionários podem ser prontas, exigindo apenas respostas como “sim”, “não”, “talvez”, etc. 

Isso não é necessariamente uma regra, mas é importante que as respostas sejam objetivas e fáceis de serem levadas para a análise. O avaliador deve fazer perguntas para, se possível, todas as pessoas que tenham alguma relação com o colaborador. Assim, os entrevistados deverão dar suas respostas considerando a sua visão para com o avaliado. 

Quais são os principais benefícios de uma avaliação 360 graus?

Por reunir informações de muitas pessoas, a avaliação 360 graus se torna mais precisa e pode trazer para o gestor uma visão muito mais exata sobre o seu colaborador. Esse método considera que diversas pessoas fazem parte da vida do avaliado e cada uma delas tem uma opinião diferente a respeito do mesmo. 

Assim, é possível reunir os mais variados tipos de informações em relação ao indivíduo, sob diferentes pontos de vista. Além disso, a avaliação 360 graus também promove a união na empresa, já que quase todos os envolvidos na empresa participam do método de análise. 

Por ser mais completa, a avaliação 360 graus também permite identificar com mais exatidão os pontos fracos do colaborador, a fim de criar estratégias e investir em treinamentos que lidem com eles. Dessa forma, tanto o colaborador quanto a empresa podem se desenvolver. 

Como é realizada uma avaliação 360 graus?

Devido à grande quantidade de informações que adquire, o processo da avaliação 360 graus é mais longo do que os outros métodos de análise. Podemos dividi-lo em:

  • Planejamento: defina quem será avaliado, quais serão os avaliadores e os questionamentos a serem feitos: 
  • Execução: nessa etapa o questionário é aplicado. É fundamental que os entrevistados não saibam quais são as respostas um dos outros; 
  • Revisão: verifique se a execução foi feita da forma e se os avaliadores cumpriram com o planejamento; 
  • Alterações: analise as informações obtidas e separe os pontos positivos dos negativos.

Se o gestor preferir, é possível utilizar softwares que tornam esse processo mais prático. Dessa forma é possível realizar uma avaliação 360 graus que fornecerá informações valiosas para o desenvolvimento do colaborador e de toda a empresa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.