Bursatil: o que é?

0

O Bursatil é um termo muito utilizado no mercado de ações, principalmente quando o assunto é negociação na Bolsa de Valores.

Mas o que seria esse termo e o que ele significa? Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre ele e descobriremos sua importância para a economia. Boa leitura!

O que é Bursatil?

Conteúdo

O termo Bursatil surgiu no século XIII e foi criado pela família Van Der Buerse, que era conhecida como a maior promotora de reuniões mercantis da sua época.

O que é Bursatil
Fonte/Reprodução: original

Vale ressaltar que, quando falamos sobre o termo Bolsa de Valores, não está envolvido apenas a negociação de ações. É claro que a negociação de papéis de companhias é o ativo que mais movimenta o mercado da Bolsa de Valores, porém, ele não é o único.

Como você já deve saber, a Bolsa de Valores é o local onde as maiores negociações de ativos estão concentradas. Ela reúne todos os investidores do mercado, interessados em comprar ou vender ativos de diversos tipos. Quando as duas partes, comprador e vendedor chegam a um acordo, essa transação é então realizada.

Como funciona o Bursatil?

No caso das empresas, o mercado de Bursatil é um importante local que serve como fonte de capitalização. Elas utilizam a Bolsa de Valores como uma grande ferramenta para a captação de novos acionistas e de fontes de financiamento de atividades ou novos investimentos.

Em geral, mesmo quando essas empresas abrem, elas costumam manter pelo menos metade das suas ações sob a propriedade da companhia, para assim ter um controle maior sobre aqueles ativos.

O que determina a capitalização na Bursatil é a emissão de novas ações, processo esse que é conhecido como Oferta Pública Inicial, através dele, o investidor pode negociar seus papéis em tempo real com outros interessados. Isso faz com que o valor de cada ativo varie constantemente todos os dias.

Um ponto bem interessante sobre a Bolsa de Valores é que o valor de cada ativo reflete diretamente a expectativa dos investidores sobre as condições do mercado econômico. Isso ficou muito perceptível no ano de 2020, com a grande desvalorização dos ativos devido à grande crise do coronavírus.

Para que serve o Busatil?

O Bursatil é basicamente todo o mercado da Bolsa de Valores e esse termo é utilizado para se referir às operações, índices, valores e ações da Bolsa. Portanto, o Bursatil serve para a negociação de ativos, porém o termo serve como referência as ações realizadas nesse âmbito.

Quais são os riscos envolvidos em investir em Bursatil?

Para começar a investir no Bursatil, é muito importante entender que esse é um mercado de alto risco, que está em constante mudança.

Por isso, antes de começar a investir nessa área, é de grande importância entender qual é o seu perfil de investidor. De modo geral, existem quatro tipos de perfis de risco do investidor, são eles:

Conservador

Esse tipo de investidor é aquele tipo que não gosta de correr grandes riscos. Ele investe muito pouco do seu patrimônio no mercado Bursatil.

Moderado

Já esse investidor é aquele tipo intermediário, que não arrisca todo o seu capital, mas também não é tão cauteloso como o investidor conservador e aceita correr um pouco mais de riscos, desde que ele esteja com os riscos sob controle.

Arrojado

Esse tipo investidor possui uma aderência muito grande ao mercado de risco e geralmente possui uma grande parcela de capital investido na Bolsa de Valores.

Agressivo

Por fim, existe aquele tipo de investidor mais agressivo, que utiliza grandes quantias para investir no mercado Bursatil. Esse tipo de investidor já é mais difícil de ser encontrado e, quando aparecem, são geralmente considerados “baleias”, que aportam grandes valores de investimento.

Saber sobre o mercado de ações e como funciona o Bursatil é essencial se você pretende se aventurar em investimentos mais lucrativos, já que devido a sua volatilidade estes apresentam maior risco. Agora você entende mais sobre o termo e a que se refere, e para saber mais sobre o mercado financeiro, pode visitar outros artigos do site.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.