Caí no golpe do empréstimo: o que fazer?
Você já ouviu falar ou foi vítima do famoso golpe do empréstimo? Na internet este vem sendo um assunto muito abordado, pois muitas pessoas acabam caindo nesse tipo de golpe.
Agir nessas situações é muito importante, mas antes mesmo de cair no golpe do empréstimo, é importante entender como os golpistas agem. Normalmente, esses criminosos utilizam as redes sociais e principalmente o WhatsApp para encontrar suas vítimas.
Quer saber mais sobre para não cair nesse golpe ou o que fazer? Continue lendo o artigo para ficar por dentro de tudo. Neste conteúdo você vai entender como os criminosos agem e como você pode denunciar.
O que é o golpe do empréstimo?
Conteúdo
O golpe do empréstimo é um dos maiores crimes de estelionato da internet. Os criminosos costumam encontrar suas vítimas na internet e roubar dinheiro delas por falsos empréstimos.
Os golpistas costumam agir por e-mail, WhatsApp e até mesmo telefone. Ultimamente muitas pessoas têm caído nesse tipo de golpe, pois os criminosos realmente agem como uma empresa financeira padrão.
Porém, não é difícil saber quando o empréstimo é, na verdade, um golpe. É comum que eles pareçam bons demais para ser verdade, porém tem um diferencial: eles costumam exigir uma entrada para que a vítima possa receber o valor do empréstimo.
Como funciona o golpe do empréstimo?
O golpe do empréstimo funciona da seguinte maneira: a vítima é abordada por uma suposta empresa financeira através de e-mail, anúncio, WhatsApp ou redes sociais com uma proposta de empréstimo.
Os criminosos se passam por agentes de bancos ou de grandes empresas financeiras oferecendo um empréstimo supostamente vantajoso com pequenas taxas, incluindo para negativados.
Ao aceitar o empréstimo, o golpista pega todas as informações fornecidas pela própria vítima e envia até mesmo um contrato para ser assinado. Em outras abordagens a suposta financeira exige um valor de entrada para que o empréstimo seja feito.
Como evitar o golpe do empréstimo?
Existem muitos métodos para evitar o golpe do empréstimo. Confira abaixo como fazer isso através da lista que montamos para você:
- Proteja suas informações pessoais;
- Não faça empréstimos pelas redes sociais;
- Caso a empresa confiável que escolheu faça contato pelo WhatsApp, verifique se a conta é a oficial;
- Não faça pagamento antecipado.
Como pode ver, é bem fácil evitar o golpe do empréstimo. Acima de tudo, é muito importante desconfiar de empresas financeiras que entram em contato sem você pedir.
Quais os tipos de golpe do empréstimo?
Existem mais de um tipo de golpe do empréstimo. Confira quais são:
- Golpe do empréstimo consignado (bancos e financeiras);
- Golpe pelo WhatsApp;
- Empréstimo pessoal;
- Golpe do empréstimo para investimentos.
É imprescindível tomar todo cuidado possível com esses golpes. Esteja sempre atento aos tipos citados acima.
Como denunciar o golpe do empréstimo?
Caso você tenha sido vítima do golpe, existem maneiras de denunciar o criminoso. A primeira atitude a ser tomada deve ser entrar em contato com a suposta empresa e depois abrir um Boletim de ocorrência.
O BO pode ser feito online sem sair de casa ou de onde estiver através da delegacia eletrônica do seu estado. Você também pode buscar pelos seus direitos na justiça e também pode acionar o Procon.
Agora que você está bem informado sobre como se proteger contra esses golpes ou denunciá-los, é hora de dobrar a atenção quando estiver acessando a internet e com as pessoas que entram em contato com você pelas redes.
[…] risco do Day Trade é a mente do próprio investidor. Pode acontecer do Trader se deixar levar pela emoção e apostar mais do que o planejado em uma […]
[…] seja, caso o trabalhador seja demitido, ele não irá receber o valor, pois entende-se que ele já usufrui do benefício todos os […]
[…] importante traçar metas e ter um objetivo definido ao fazer aplicações financeiras. Seu objetivo com o investimento vai te nortear para encontrar as maneiras mais rentáveis. É interessante que você tenha um […]
[…] pessoas consideram o seu pagamento injusto. Mas a verdade é que eles devem ser considerados como investimentos no governo, que deve usar os recursos arrecadados para melhorar a qualidade de vida de toda a […]