Capital humano: o que é qual a importância?

0

O capital humano é talvez o maior tesouro que uma empresa pode ter. Mesmo que determinadas empresas nunca tenham sequer ouvido falar do capital humano ele não pode ser ignorado ao menos na prática. O capital humano representa tanto o ponta pé inicial como boa parte dos recursos que uma empresa acumulará com o tempo.

Quer entender mais sobre o que é e como funciona o capital humano? Continue com a gente no artigo abaixo e entenda tudo sobre o conceito!

O que é capital humano?

Conteúdo

O economista Theodore Schultz definiu em alguns estudos sobre a ciência do comportamento humano que capital humano era o acúmulo de experiências, vivências, habilidades e competência que determinado indivíduo acumulava em sua vida.

Ou seja, é basicamente a competência que está por trás de determinado profissional. Quando uma empresa analisa um colaborador é muito fácil que no lugar de um ser humano ela veja apenas números, ou apenas a sua função.

O que é capital humano?
Fonte/Reprodução: original.

E claro, naturalmente é isso que interessa para a empresa, a função que aquele indivíduo oferece para a companhia. Mas qual será a qualidade da função que aquela pessoa desempenha? O capital humano representa exatamente isso.

Todo colaborador humano representa determinado acúmulo de experiências e estudos que não deve ser ignorado pela empresa, pois é aquilo que no fim das contas definirá a qualidade do seu trabalho.

Como determinada pessoa se comporta em uma situação de estresse emocional, como determinada pessoa se comporta sob pressão, o que ele costuma fazer quando tem alguns problemas e como ele próprio resolve seus problemas. Tudo isso é definido pelo capital humano que aquele colaborador e indivíduo carrega.

Esse capital humano não pode ser reproduzido, cada um tem o seu e neste sentido cada colaborador é insubstituível. Logo toda empresa tem que ter em mente que o capital humano dos seus colaboradores existem e devem ser levados em conta dentro da estrutura empresarial.

Como o capital humano é formado?

O capital humano é formado pela experiência humana. Isso inclui: vivência, experiência no geral, experiência profissional, estudo e toda sorte de recursos que determinado indivíduo acumulou durante toda sua vida e estão disponíveis em sua pessoa para serem utilizados na empresa para resolver seus problemas e desempenhar suas funções.

Qual a importância do capital humano para o desenvolvimento econômico?

Toda empresa em qualquer lugar do mundo foi criada com base no capital humano. Afinal, o empreendedor só criou uma empresa com base em seu próprio capital humano. Desde o nascimento de uma empresa ele depende do capital humano, das ações humanas e do esforço humano que viu uma oportunidade e soube se aproveitar com uma nova empresa no mercado.

Quais são as principais características do capital humano?

Um capital humano é algo extremamente complexo, mas que tem algumas características que se repetem como:

  • Inteligência emocional;
  • Inteligência intelectual;
  • Formação profissional;
  • Experiências profissional;
  • Experiências de vida;
  • Habilidades;
  • Perfil de comportamento;
  • Habilidades;
  • Capacidade social e de criar relacionamentos.

Essas são algumas das características do capital humano, como podemos ver são realmente muitas e importantes para qualquer organização empresarial.

Existe alguma relação entre capital humano e capital financeiro?

E sim, existe uma relação bem clara entre o capital humano e o capital financeiro. O capital humano é o que move a empresa, desde sua origem até em qualquer ação que a própria empresa tome.

A equipe de uma empresa é toda formada por capital humano em potencial, um produto insubstituível que traz um valor imenso para qualquer empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.