Comercio eletrônico: qual é o tamanho dele no Brasil e quais as tendências?

0

O comércio eletrônico desde sua origem foi um comércio a ser conquistado pelos brasileiros. Afinal, o mundo digital vem crescendo e naturalmente as empresas vêm se aproveitando do imenso mercado que nasce com a popularização e democratização da internet e das ferramentas online. 

Combinado a isso veio a necessidade. Na pandemia que o mundo sofreu em 2020, 2021 e até mesmo um tanto do ano de 2022 os meios digitais se tornaram ainda mais importantes. Venha entender a proporção que o comércio eletrônico tomou em nossa economia e qual sua importância.

Qual é o tamanho do mercado de comércio eletrônico no Brasil?

Conteúdo

O comércio eletrônico como mencionamos só fez crescer nos últimos 3 anos em nosso país. Para se ter uma ideia, no ano de 2021 o faturamento do comércio eletrônico chegou a ser de R$ 182,7 bilhões. Um número simplesmente estarrecedor. Hoje em dia praticamente toda loja tem sua versão online onde você tem não só opção de compra, mas também opções de troca, acesso a suporte e diversas outras ferramentas úteis. 

Quais são as principais categorias de produtos vendidos online no Brasil?

Por incrível que pareça há uma grande combinação entre o comércio eletrônico e os produtos que são vendidos nas plataformas e-commerce. Falamos isso porque entre os principais produtos comercializados nessas plataformas temos notebooks, smartphones, computadores, videogames, equipamentos de periféricos de computador, entre outros produtos que são dispositivos eletrônicos. 

Quais são as principais categorias de produtos vendidos online no Brasil?
Fonte/Reprodução: original.

Ou seja, parece que há de maneira geral um avanço da tecnologia no comércio. Mas claro, há ainda outros produtos comercializados como sapatos, livros, decoração, cosméticos, entre outros produtos de outras categorias. 

Quais são as principais dores dos consumidores no comércio eletrônico?

Mas claro, nem tudo são flores e apenas comemoração quando falamos do comércio eletrônico. Muitos consumidores reclamam da sua experiência ao comprar online com reclamações como: 

  • Pouca segurança;
  • Informações sobre o produto faltando;
  • Divergência entre imagens e produtos;
  • Falta de integração na experiência de compra;
  • Dificuldades em receber a encomenda. 

Além disso há outros problemas que são inerentes a esse método de negócio, como a impossibilidade de experimentar, tocar e ver mais de perto o produto que está sendo comprado e receber um atendimento mais especializado e dedicado ao cliente. 

Quais são as principais tendências do comércio eletrônico para os próximos anos?

Quais são as principais tendências para o comércio eletrônico em nosso país? Se o mercado está crescendo, então ele deve estar crescendo para algum lugar e com algum objetivo. Vamos conhecer essas tendências do mercado!

Compras por smartphone

Para empresas que vendem online é bom começar a prestar atenção na otimização de suas páginas e plataformas de compras para celular. Esse público vem chegando bem forte e se tornando tendência no mercado. Prepare-se para atender bem o seu público via smartphone. 

Uma compra completa

Se por um lado o cliente pede uma experiência mais completa na compra, por outro ele já está muito mais familiarizado com as plataformas online e estão cada vez mais exigentes, então é muito importante que cada lojista e vendedor faça sua parte. 

Pagamentos online variados

Com as novas formas de pagamento, os clientes e consumidores passam a exigir muito mais do vendedor. Por exemplo, hoje em dia uma plataforma que venda sem disponibilizar a opção PIX está perdendo uma enorme fatia do mercado. 

Crescimento digital

Sua plataforma deve estar preparada para receber cada vez mais acesso, pois a maior tendência que todo o setor do comércio eletrônico demonstra é não parar de crescer nos próximos anos. 

Por isso não perca tempo, prepare sua plataforma e site para receber mais e mais acessos e esteja pronto para ser impactado por novos consumidores! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.