No mundo dos negócios, é provável que você escute o termo patrimônio líquido com certa frequência. Mas mesmo fazendo parte da contabilidade e sendo de vital importância para a saúde financeira das empresas, ainda restam muitas dúvidas acerca do que é o patrimônio líquido e como você deve calculá-lo.
Se você tem essas dúvidas, não se preocupe: estamos aqui para te ajudar. Acompanhe esse post e saiba mais sobre o patrimônio líquido do seu negócio!
O que é o patrimônio líquido?
Conteúdo
O patrimônio líquido, conhecido como PL, se caracteriza pela subtração dos ativos e dos passivos. Ou seja, são todos os bens (riquezas) que pertencem aos sócios de uma empresa. No entanto, para entender melhor a definição de patrimônio líquido é preciso compreender, antes de mais nada, a definição dos ativos e passivos de uma empresa.
Os ativos são tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro, independente do período de tempo em que isso ocorre, eles se dividem em: ativos circulantes e não circulantes. Já os passivos, são caracterizados como obrigações, tudo aquilo que precisa ser pago a terceiros.
Qual a utilidade do patrimônio líquido?
O patrimônio líquido serve para uma análise coerente a respeito da riqueza que uma empresa possui. É comum que as pessoas considerem imóveis que não foram quitados como bens, mas isso só pode ocorrer quando o mesmo estiver quitado.
Dessa maneira, o patrimônio líquido vai permitir que você perceba se está enriquecendo com o passar dos anos ou se está perdendo dinheiro. Ou seja, se seu negócio está sendo rentável sozinho ou se os prejuízos estão sendo maiores.
Como é calculado o patrimônio líquido?
É usada a seguinte fórmula para cálculo do patrimônio líquido: Patrimônio líquido = ativos – passivos. Em termos gerais, seu balanço patrimonial estará dividido em duas colunas: ativos (tudo que pode gerar dinheiro) e passivos (todas as dívidas e saídas).
É considerado relativamente fácil o cálculo do patrimônio líquido, mas para fazê-lo é necessário que seus ativos e passivos estejam bem definidos e descritos. Caso contrário, o resultado do seu patrimônio líquido pode ficar errado.
Quais as contas do patrimônio líquido?
Algumas contas, em especial, estão incluídas no patrimônio líquido, são elas:
- Capital social: referente ao investimento feito pelos sócios para a abertura do negócio;
- Reservas de lucros e de capital: uma parte dos lucros pode ser destinada às reservas, que sofrem variação na porcentagem, dependendo do propósito das mesmas;
- Ajustes de avaliação patrimonial: com o passar do tempo, é necessário fazer a avaliação de quanto os bens de uma empresa vale, de acordo com o valor que seria justo;
- Patrimônio líquido negativo: ocorre quando os passivos de uma empresa são maiores do que os ativos;
- Ações em tesouraria: quando uma empresa opta por realizar a compra das suas próprias ações, normalmente quando considera que o valor de mercado está baixo. Ao fazer isso, o patrimônio será diminuído.
Conhecer essas subdivisões do patrimônio líquido permitirá que você entenda melhor seu balanço patrimonial.
Vale ressaltar que, além de conhecer as diretrizes básicas do patrimônio líquido, é crucial entender o que são os ativos e passivos presentes em seu balanço patrimonial, além das subdivisões dos mesmos.
Agora que você conhece o que é o patrimônio líquido, aprendeu a calcular e descobrir que o mesmo é um fator determinante para sua empresa no momento de descobrir seus ganhos ou perdas, não deixe de avaliar todos esses elementos em seu negócio!