A educação financeira é uma das instruções mais importantes para a criação de uma criança, pois pode estar transformando um consumista acelerando em um comprador consciente. A saúde financeira interfere diretamente nos outros aspectos de nossa vida e portanto, quanto antes desenvolvemos a consciência para consumir melhor para o nosso bolso e para o planeta.
A ideia é começar essa educação desde cedo e pensando nisso, nossa plataforma separou algumas dicas importantes para os país começarem a aplicar no dia a dia e ajudar a criança a desenvolver a consciência financeira. Leia abaixo:
Ofereça uma mesada
Muitos pais e educadores são contra o uso da mesada para educar os filhos financeiramente, mas na maioria das vezes é porque os pais não utilizam corretamente a função da mesada.
É preciso ter pulso firme para que o seu filho entenda que precisa gastar dentro de sua renda, portanto, não é recomendado estar sempre oferecendo suporte em caso da criança gastar o dinheiro. Isto falando de coisas supérfluas como brinquedos e jogos.
Ensine a fazer uma lista de desejos
Uma boa dica para todo mundo que quer aprender a lidar com dinheiro é fazer uma lista de desejos do que precisa e do que quer comprar, se possível separando os dois.
É interessante que a criança coloque o preço das coisas na lista e que ela mesma aprenda a eleger prioridades da sua lista, considerando o seu próprio capital.
Fale sobre o uso dos recursos naturais
Não adianta apenas ensinar sobre dinheiro, é necessário explicar para as crianças sobre a utilização excessiva dos recursos naturais limitados.
A consciência financeira e a consciência ecológica precisam caminhar juntas e você pode contribuir dando algumas aulas ou assistindo a vídeos sobre o assunto com seus filhos.
Incentive a reutilização e revitalização das coisas
Nem sempre a educação financeira estará diretamente ligada ao dinheiro. Vivemos em uma cultura capitalista que sempre nos faz optar pelo novo e é necessário mudar esse pensamento desde a ase educacional.
Por isso, incentive a reutilização e revitalização das coisas. Você pode ainda optar por redecorar, customizar e reaproveitar diversos produtos.
Leve-o para fazer compras
Este pode ser o pesadelo de todos os pais, mas pode acreditar que será uma tarefa diferente quando você der inicio a educação financeira.
Peça para a criança organizar uma lista com poucos itens do que ela quer ou precisa e ajude a decidir o que ela comprará.