Como organizar sua rotina de home office e ser produtivo?

1

O home office, especialmente depois da pandemia, se tornou um dos modelos mais comuns de trabalho. Assim, é possível trabalhar em casa, obtendo mais flexibilidade para realizar outras tarefas além de economizar tempo com o trajeto entre a casa e o trabalho.

Porém com a mudança de ambiente, apesar de parecer mais fácil se trabalhar de casa, muitas pessoas ainda encontram dificuldades. Um dos motivos principais é a organização, o que acaba impactando diretamente na produtividade, já que em casa, além das demandas e trabalho, os afazeres domésticos também fazem parte da rotina.

Neste post, te daremos dicas preciosas de como alinhar a sua rotina de trabalho com os afazeres domésticos, estabelecendo regras, limites e, principalmente, horários para se dedicar às tarefas sem que uma atrapalhe a outra. Confira!

O que significa Home Office?

Conteúdo

Na tradução direta, home office significa “escritório em casa”, ou seja, se refere ao espaço dentro de casa que é destinado ao seu trabalho e onde você tem todas as ferramentas necessárias para realizar suas ações e tarefas diárias.

Durante a pandemia, essa modalidade de trabalho, que já era adotada por algumas empresas, se tornou obrigatória e manteve os negócios funcionando diretamente de casa, a partir de estruturas de comunicação estabelecidas pelas empresas.

o que significa home office
O que é home Office. Fonte/Reprodução: original

Com a chegada da vacina e a vida voltando à normalidade após um longo período em casa, o home office continuou a ser adotado pela maioria das empresas que começaram a perceber o quanto esse modelo facilitou e melhorou a qualidade de vida de seus colaboradores, além de diminuir consideravelmente os gastos com as despesas geradas por um escritório físico, tais como: locação, internet, materiais de escritório, luz e outros elementos.

Atualmente muitas empresas trabalham com o formato híbrido, ou seja alguns dias são trabalhados do espaço físico e outros dias são trabalhados diretamente de casa, o que otimiza processos e especialmente o tempo do colaborador.

Quais as vantagens de se trabalhar em Home Office?

Com o home office, os colaboradores conseguem ter mais flexibilidade para trabalhar e realizar outras tarefas, uma vez que irão trabalhar e fazer suas demandas no momento e horário em que estão mais produtivo, e isso não necessariamente acontece no período da manhã .

Trabalhar de casa, em teoria, oferece mais tempo para pausas entre uma demanda e outra de trabalho, o que faz com que o trabalho seja executado de maneira mais leve e sem pressão, o que melhora a qualidade de quem trabalha.

Para as empresas, a redução de custo uma das principais vantagens do home office, isso porque com os colaboradores trabalhando diretamente de suas casas, os custos com locação, energia, internet, material de escritório e outros elementos são reduzidos, o que faz com que a empresa tenha uma economia significativa em suas receitas.

Vale lembrar que atualmente, para manter as receitas aquecidas as empresas utilizam espaços compartilhados, como coworkings para realizar suas reuniões presenciais quando necessário, ou quando realmente precisam estar juntos, o que consegue manter suas receitas equilibradas e sem grandes gastos.

Quais as melhores áreas de trabalho para Home Office?

Algumas profissões são ideais para quem pensa trabalhar diretamente de casa, sem a necessidade de ir a um local específico todos os dias. Com o avanço da internet e com o surgimento de plataformas através das quais se pode oferecer diferentes serviços, ganhar dinheiro e trabalhar com o que gosta, sem de sair de casa, se torna mais fácil.

Confira a seguir, uma listagem de profissões que podem ser perfeitamente executadas através do home office, basta ter um espaço de trabalho para realizar as atividades diariamente.

  • Profissionais de marketing;
  • Redatores;
  • Professores;
  • Atendimento ao cliente (online);
  • Designer;
  • Tradutor;
  • Editores de vídeo;
  • Contador;

Com uma boa organização e um espaço de trabalho adequado para realizar as tarefas, essas profissões podem perfeitamente serem executadas diretamente de sua casa, garantindo melhor qualidade de vida, rendimento de suas funções e uma boa renda.

Como organizar sua rotina de home office?

O primeiro passo para organizar a sua rotina de trabalho em casa é estabelecer horários para realizar seus trabalhos e cuidar da vida pessoal, seja cuidando de sua casa ou lendo um livro, realizando uma atividade ou até mesmo descansando.

Dessa forma você vai trabalhar nos horários em que sua produtividade está em alta, naqueles momentos em que consegue produzir muito mais porque está disposto e não porque é obrigado a produzir, isso ao final do mês fará uma grande diferença em suas metas e resultados.

Faça uso de agendas, planners, blocos adesivos e calendários para ter um maior controle sobre suas reuniões, demandas a serem entregues e tarefas que precisa executar. Isso fará com que você não se esqueça de nada e consiga se organizar para dar conta de tudo sem ficar sobrecarregado e com as datas apertadas para conclusão dos projetos.

Dê pausas! Mais do que se organizar para ter uma demanda de trabalho home office organizada é se permitir a dar pausas, e reconhecer que você precisa descansar.

Ser produtivo de verdade é reconhecer o momento de parar e recarregar suas energias, por isso saiba identificar os momentos de descanso, durante o dia levante, beba água, tome um café, dê ao seu corpo e a sua mente o descanso que ele merece.

Como tornar o Home Office mais produtivo?

Se você deseja trabalhar em home office, precisa saber que os elementos que vão compor seu espaço de trabalho vão fazer toda a diferença no seu rendimento de trabalho, isto é a organização do espaço, mesas, cadeiras, computador, internet iluminação e tudo o que de alguma forma e ajuda a produzir possui uma parcela significativa na sua produtividade de demandas.

Acordar cedo, tomar um bom café da manhã antes de começar a trabalhar também é outro importante fator para que sua produtividade seja potencializada, por isso nada de café rápido e almoço corrido, você está em casa, dê prioridade a fazer refeições completas e especialmente, como já dito, ter pausas.

Algumas técnicas como a Pomodoro, podem te ajudar a aumentar a capacidade de produção. Nela, você trabalha 25 minutos ininterruptos e ganha 5 minutos de pausa, tendo a possibilidade de mudar esse ciclo quando necessário.

Com uma rotina de home office bem organizada, sua produtividade se manterá em alta e seus resultados e metas serão alcançados com sua disciplina e determinação ao trabalhar em casa.

1 comentário
  1. […] de fazer o uso dessa ferramenta, saiba que há diversas vantagens do cheque especial, confira a seguir as […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.