Quem pode e como realizar a consulta do FGTS?

0

Uma das dúvidas mais comuns entre os brasileiros que trabalham em regime CLT é em relação a como fazer a consulta do FGTS. Mas não se preocupe! Estamos aqui para responder às principais perguntas que podem surgir em relação à consulta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e indicar as formas de fazê-la. Acompanhe a leitura!

Quem pode realizar a consulta do FGTS?

Conteúdo

A consulta do FGTS pode ser feita exclusivamente por trabalhadores de carteira assinada. No entanto, esse benefício não pode ser sacado a qualquer momento, como é de se imaginar, por boa parte dos brasileiros. 

O diferencial do valor do FGTS é que ele fica guardado na própria Caixa Econômica, e atua como um tipo de poupança para os trabalhadores CLT. É obrigatório por lei que o responsável por empregar o funcionário pague o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço corretamente. 

Cerca de 88 milhões de brasileiros contratados têm FGTS ativo, o que é bom, de fato, mas será que todas essas pessoas realmente sabem como sacar os valores? Falaremos mais a respeito disso logo abaixo.

Como posso realizar a consulta do FGTS?

A consulta do FGTS pode ser feita pelo telefone: 0800-726-0207. Você deve informar o dia do seu aniversário e o número do seu NIS. Caso não queira telefonar, você terá a opção de saber se há saldo em sua conta por um SMS enviado ao seu telefone, já que a Caixa oferece essa praticidade.

Atualmente você tem em mãos a facilidade de realizar a consulta do FGTS diretamente pelo seu app no celular. Baixe na loja de aplicativos o “Meu FGTS”, faça o acesso com o seu NIS ou PIS, coloque a senha e prossiga com o login. Em seguida, você clicará em “Ver Extrato” e fará o download em PDF do documento. 

Como posso realizar a consulta do FGTS?
Como posso realizar a consulta do FGTS. Fonte/Reprodução: original.

Dessa maneira, você conseguirá visualizar com mais precisão os valores nos quais tem direito a receber e, claro, se realmente há saldo em sua conta. Este é o método mais prático e menos demorado, uma vez que você não precisa ligar ou aguardar por uma mensagem de texto da Caixa com as informações que você queira saber.

Qual o objetivo da consulta do FGTS?

O principal motivo para se fazer a consulta do FGTS, é verificar se há saldo disponível e o quanto, pois é uma das formas que o trabalhador tem de saber se o empregador realmente faz os depósitos conforme são exigidos pela lei.

Caso não haja nenhum depósito e não haja a menor previsão de quando o dinheiro estará em sua conta, o indicado procurar conversar diretamente com o seu patrão a fim de saber o que acontece. Este é um caso que deve ser observado sempre, pois, se não estiver dentro dos conformes, você pode procurar por ajuda jurídica e resolver o problema.

Quais as vantagens de realizar a consulta do FGTS?

A consulta do FGTS facilita a sua vida, pois não exige filas demoradas apenas para verificar se há saldo na conta e você faz toda a sua consulta pelo celular ou por ligação. Além disso, você saberá se o seu patrão fez os pagamentos corretamente ou simplesmente deixou de pagar.

Infelizmente, é comum o caso de empresas que não depositam o FGTS dos funcionários devidamente, mas o problema pode ser facilmente evitado ao consultar diretamente pelo app no qual falamos a você acima. Dessa forma, você terá a noção se deve ou não ir atrás dos seus direitos.

Existe algum custo para realizar a consulta do FGTS?

A consulta do FGTS é totalmente gratuita e você não tem que se preocupar em pagar qualquer taxa. Isso acontece por este programa ser um benefício do governo, portanto, fique completamente despreocupado!

Agora que você sabe como funciona a consulta do FGTS, não deixe de conferir o seu saldo e o cumprimento da lei por parte dos seus empregadores!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.