Como consultar o extrato do FGTS?

0

Consultar o extrato FGTS ainda pode ser motivo de dúvidas para muita gente, essa consulta é importante para diversos fins, como verificar se seus depósitos são feitos de forma correta, ver o histórico de todas as suas contas ativas e inativas, o saldo após alguns saques e os valores disponíveis.

Veja como ficar de olho no seu extrato, afinal, o FGTS é um direito do trabalhador brasileiro, e um dos Fundos de maior movimentação da economia nacional.

Como posso consultar o extrato do FGTS?

Conteúdo

Você pode consultar o extrato do FGTS através do seu celular ou computador, de forma gratuita, online e sem sair de casa. Mas é importante lembrar de conferir se o site ou meio utilizado para consulta é confiável.

Qual é o endereço do site para consultar o extrato do FGTS?

O extrato do seu FGTS pode ser consultado através do site da Caixa Econômica Federal, afinal, é essa instituição responsável, não apenas por guardar o seu Fundo, como por  liberar os saques de diferentes tipos como: saque aniversário, saque de rescisão, saque extraordinário e, também, Abono Salarial/PIS.

É necessário ter algum tipo de cadastro para consultar o extrato do FGTS?

Sim, mas o cadastro é bem simples de ser feito, isso porque ao consultar seu extrato do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal, é necessário preencher um formulário com seus dados pessoais que incluem: 

  • Número do PIS/NIS,
  • Assinatura eletrônica, 
  • Senha de internet, 

Caso seja seu primeiro acesso, basta clicar em CADASTRAR e seguir os passos que o próprio site ou aplicativo apontarão.

Como faço para acessar o extrato do FGTS se eu não sou correntista da Caixa?

Não é obrigatório ser correntista da Caixa para consultar seu extrato FGTS, isso porque você não vai precisar de dados bancários, será primordial apenas o número do seu NIS ou CPF e senha.

Quais são os dados que aparecem no extrato do FGTS?

Depende do tipo de extrato que você solicitar, isso porque existem duas formas de extrato de FGTS, o extrato analítico que é o mais detalhado e o extrato simples. 

Quais são os dados que aparecem no extrato do FGTS?
Quais são os dados que aparecem no extrato. Fonte/Reprodução: original.

O extrato analítico informa todas as movimentações da conta FGTS de mês a mês, seja ela qual for (depósito, rendimentos, saque, entre outros). Já o extrato simples, ao contrário do outro, é uma forma resumida dessas movimentações, que indica apenas o saldo nas contas ativas e inativas.

Existe opção de consulta por telefone?

Na verdade, entre a consulta do extrato do FGTS via site da Caixa Econômica Federal e no aplicativo, a segunda é a mais indicada, afinal, dessa forma você poderá ter acesso aos seus dados na palma da mão e sem sair de casa. 

Para isso, você precisa baixar o aplicativo FGTS em seu smartphone e fazer login com seu CPF e senha, o aplicativo também tem a opção de cadastro e está disponível para Android e IOS.

E por SMS?

Outra forma de acompanhar seus depósitos e extrato de FGTS é via SMS, mas dessa forma o acesso aos detalhes poderá ficar um tanto limitado, mesmo assim, é uma boa opção de acompanhamento já que você receberá alertas de depósitos, saques e valores disponíveis para saques. 

Para isso você precisa se cadastrar no SMS FGTS através do aplicativo FGTS ou no Autoatendimento Eletrônico da Caixa, disponível em qualquer agência. Mas não esqueça seu cartão cidadão e senha para facilitar o atendimento.

Viu só? Além de acompanhar as movimentações e extrato FGTS sem nenhuma complicação, existem várias formas para você escolher qual delas é a melhor para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.