Consultar PIS 2022: como fazer?

0

Com a liberação do lote complementar feita pela Caixa Econômica Federal, muitas pessoas se questionam sobre como consultar o PIS 2022 para conferir se terão direito. Essa dúvida é bem mais comum do que se pensa, especialmente para trabalhadores que ainda desconhecem como o benefício funciona, visto que as explicações sobre o mesmo não costumam ter uma tanta divulgação, para além de portais de bancos.

Por isso, neste artigo separamos todas as informações sobre como consultar o PIS 2022, além de outros detalhes importantes para que os beneficiários saibam se terão direito ao mesmo. Confira!

Como consultar o PIS 2022?

Conteúdo

Para tranquilizar a vida dos cidadãos, existem várias formas de se consultar o PIS 2022, e todas elas podem ser feitas sem a necessidade de sair de casa. Contudo, caso prefira, o cidadão pode realizar uma consulta do seu PIS diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal, basta apresentar o número para o atendente. Caso não saiba, o cidadão pode conferir o número do PIS na Carteira de Trabalho.

Como consultar o PIS 2022?
Como e onde consultar. Fonte/Reprodução: original.

A forma mais fácil de se consultar o PIS 2022 é através do aplicativo Caixa Trabalhador ou da Carteira de Trabalho Digital, nos quais basta ter seu login e senha para acessar as informações. Nos aplicativos, basta buscar a opção do PIS e conferir os dados lá disponibilizados.

Outro site em que o cidadão pode utilizar para a conferência é o do Ministério do Trabalho e Previdência, onde também é necessário login e senha para ter acesso às informações do seu Abono Salarial, que ainda pode ser acessado através do aplicativo Meu INSS, que possui várias informações cadastrais do cidadão, inclusive os benefícios que ele recebe.

Além disso, existe a opção de consultar o PIS 2022 através do telefone, no Atendimento Caixa ao Cidadão, feito pelo número 0800-726-0207, ou para a Central Alô Trabalhador, pelo número 158.

Qual o prazo para consultar o PIS 2022?

Todo ano, é divulgado um calendário de pagamentos para o PIS, onde os cidadãos podem consultar, através do seu mês de nascimento, quando eles receberão o benefício, que é geralmente pago até o mês de março de cada ano.

Contudo, no caso da liberação do pagamento do lote complementar, o cidadão tem até o dia 29 de dezembro para consultar o PIS 2022 e conferir se terá direito a esse pagamento, também é possível sacar o valor disponível, caso liberado, até esta data.

Existe algum custo para consultar o PIS 2022?

Um ponto importante a ser esclarecido, e que também é uma dúvida comum de muitas pessoas, é se existe algum custo para consultar o PIS 2022. Contudo, tanto a consulta online, quanto as realizadas por telefone ou nas agências bancárias são totalmente gratuitas, ou seja, não geram nenhum custo para isso.

Para pessoas que utilizam o PASEP, o trâmite é o mesmo, e não há nenhum custo para consultar se o cidadão tem direito ao benefício ou não.

Onde posso encontrar mais informações sobre o PIS 2022?

As principais informações e também como consultar o PIS 2022 podem ser encontradas no aplicativo Caixa Trabalhador, além, é claro, do site da Caixa Econômica Federal, que possui um espaço direcionado totalmente para o PIS. 

Além de esclarecer quem tem direito ao benefício, e como fazer uma consulta, o espaço também possui informações sobre o calendário de pagamentos e como o serviço funciona.

Conhecer melhor as ferramentas que se pode utilizar para consultar o PIS 2022, permite ao cidadão que ainda pode sacar o benefício esse ano, se planejar com cuidado para não perder a oportunidade, sobretudo com o final de ano chegando, quando o valor a receber, pode ser uma ajuda e tanto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.