Contas a receber: o que são e quais as vantagens?

0

As contas a receber são um recurso que praticamente toda empresa pode contar! Muitos não sabem, mas é importante que essas contas estejam especificadas até mesmo no balanço que a empresa irá realizar, tal qual sua importância. Mesmo que essas contas a receber ainda não sejam significativas em ato, nada impede que uma empresa as utilize até mesmo para fundamentar estratégias que irá tomar agora ou no futuro.

Você já conhecia todas essas características de uma conta a receber? Nos acompanhe no artigo abaixo para entender esses e outros aspectos desse ativo financeiro em potencial. Confira!

O que é uma conta a receber?

Conteúdo

Você se lembra do famoso “vender fiado”? Ou das “vendas fiado”? Bem, embora essa prática esteja praticamente extinta hoje em dia, especialmente no contexto empresarial, ainda assim existem métodos parecidos de vendas que imitam o velho fiado.

Se você pensar bem as diferenças entre parcelar um produto ou comprar no cartão de crédito não é nada diferente da venda fiada, excetuando o fato de que com o cartão de crédito a instituição bancária responsável pelo cartão irá pagar o empresário independente da inadimplência do comprador.

O que é uma conta a receber
Fonte/Reprodução: original

E é justamente aí que entra a importância das contas a receber. Como a maioria das contas a receber tratando-se de ativos que certamente entrarão na empresa, como no caso de compras no cartão ou parceladas que serão pagas independente da vontade do comprador, então as contas a receber podem sim ser consideradas pela empresa como base para estratégias futuras.

As contas a receber são justamente valores que uma empresa tem para receber futuramente. Geralmente são compras parceladas, ou no antigo carnê ou muitas vezes apenas um tipo de transação que será fechada no futuro.

Como você calcula uma conta a receber?

Você pode calcular a conta a receber inserindo ela no balanço mas como um ativo que vai entrar no seu caixa. Outra maneira é calcular em suas estratégias futuras, contar com o valor que irá receber mesmo que ele não esteja no seu caixa para formular estratégias de mercado.

Qual é o prazo médio para pagamento de uma conta a receber?

Uma conta a receber varia bastante de conta para conta. Alguns produtos quando parcelados podem chegar a 24 meses para serem totalmente pagos. Isso é um período muito grande, mas ainda assim é um valor com o qual a empresa pode contar e pode até mesmo usar como base para formular estratégias específicas de curto a médio prazo.

Basta que a empresa seja devidamente organizada e entenda bem como funciona o mercado de ativos que tem diante de si.

O que acontece se a conta a receber não for paga no prazo?

O grande problema é quando uma dessas contas a receber não é recebida dentro do prazo. Neste caso é necessário acionar os mecanismos legais e entender o que aconteceu. Por isso dê preferências a contas a receber pagas por meio de cartões de crédito e outros métodos mais garantidos. Também tome cuidado ao considerar algumas contas a receber de negociações que não foram fechadas e podem simplesmente não acontecer.

Quais são as principais vantagens de usar contas a receber?

As contas a receber devem sim serem utilizadas para calcular estratégias futuras, pois assim a empresa tem muito mais capacidade para se adaptar e planejar seu próprio futuro e novos rumos que irá tomar.

Não deixe de utilizar as contas a receber como parte do seu planejamento financeiro, utilize sempre esse recurso como uma ferramenta contábil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.