A cultura organizacional é uma forma de uma empresa se organizar e criar uma relação entre seus membros humanos, suas equipes e tudo o que é relativo ao seu modo de trabalho de forma mais orgânica e que faça sentido dentro daquela estrutura empresarial. Esse é um tema que está cada vez mais em pauta no mundo da administração, se tornando peça essencial para qualquer empresa.
Quer aprender mais sobre o que é a cultura organizacional, seus desafios, aspectos e vantagens? Continue com a gente em nosso artigo!
Como a cultura organizacional afeta a produtividade?
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Toda empresa funciona na prática como uma espécie de pequena sociedade, um grupo realmente social que interage praticamente todos os dias. Quando pensamos no ambiente de trabalho podemos identificar que muitos trabalhadores passam horas e horas dentro da empresa, horas e horas socializando com seus colegas de trabalho.
É normal que haja uma espécie de crenças, responsabilidades e valores que se consolidem e se intensificarem nessa relação. E claro, é isso o que acaba acontecendo na prática e a cultura organizacional é uma forma de definir muito bem quais são esses valores e tentar aplicá-los de forma mais orgânica na estrutura empresarial.
Isso acaba fortalecendo não só esses valores que em teoria já estão disseminados na empresa, mas também aumenta bastante o censo de comunidade dentro da própria companhia.
Qual o impacto da cultura organizacional na satisfação do funcionário?
Como comentamos, a cultura organizacional é extremamente relevante para a satisfação dos funcionários. Cria um ambiente muito satisfatório para a convivência de todos e estrutura a forma como os relacionamentos se dão.
Praticamente toda empresa tem uma espécie de cultura organizacional, porém o que acontece na maioria das vezes é que a própria empresa não tem essa concepção e não entende de fato como se dão essas relações dentro de sua própria estrutura, o que é uma pena para todos os seus colaboradores.
Como a cultura organizacional influencia o clima organizacional?
A cultura organizacional influencia bastante a forma como os colaboradores se relacionam. Claro, os colaboradores não precisam exatamente da cultura organizacional para se relacionar, porém quando esta cultura é estabelecida os colaboradores têm muito mais no que se basear. Afinal, a empresa acaba abraçando a forma como os relacionamentos são criados dentro de sua própria estrutura.
Isso facilita a socialização entre os colaboradores que já trabalham na empresa e a deixa muito mais apresentável para novos colaboradores.
Quais são os principais fatores que determinam a cultura organizacional de uma empresa?
Mas afinal, quais são os fatores que determinam a cultura organizacional dentro de uma empresa? Vamos conhecer cada um deles!
Objetivo da empresa
Ter em mente qual é o objetivo e o tema da empresa é algo extremamente importante para a cultura organizacional, pois por mais que a cultura na empresa seja importante ela deve se relacionar com os seus objetivos.
Comunicação interna
Toda empresa precisa de uma comunicação interna para ter sua cultura organizacional bem estabelecida, pois essa mesma cultura implica em praticamente todos os colaboradores de todas as equipes e hierarquias.
Liderança
A figura do líder é muito importante para a cultura organizacional. Sem o exemplo dos líderes e sem a sua própria ação é impossível avançar para implementar a cultura organizacional.
Como a cultura organizacional pode ser modificada?
A cultura organizacional pode sim ser modificada, tanto naturalmente pela entrada de novos colaboradores, novos tempos e novas filosofias dentro da organização da empresa. Seja como for, isso é perfeitamente possível desde que seja feito de modo natural e orgânico.
Como podemos ver a cultura organizacional é muito importante para uma empresa, porém é muito sútil e pode ser facilmente ignorado, então atenção. Não deixe que isso aconteça com sua empresa e lute pela cultura organizacional!