Custo de oportunidade: quais são os impactos e como ele é calculado?

0

Quando falamos em tomar escolhas que podem impactar o nosso futuro, ou o futuro de nosso negócio, temos que sempre ter em mente o custo de oportunidade. Muitas pessoas imaginam que o custo de oportunidade é uma breve análise a respeito do que implica em se orientar para determinada alternativa, para determinado futuro e claro, à determinada oportunidade.

Sem imaginar que as implicações do custo de oportunidade vão muito além de uma visão breve ou até mesmo focada apenas nos aspectos financeiros. Muito mais está em jogo quando decidimos por uma alternativa em demérito de outra. Quer saber mais sobre o custo de oportunidade? Fique com a gente em nosso artigo.

O que é custo de oportunidade?

Conteúdo

O conceito de custo de oportunidade à primeira vista pode evocar uma sensação de que o que está sendo implicado são apenas os custos materiais e financeiros, mas na verdade o conceito vai muito além disto.

O custo de oportunidade não leva apenas a quantidade de dinheiro e finanças investido, mas sim aspectos muito mais gerais e muitas vezes ainda mais importantes.

O que é custo de oportunidade
Fonte/Reprodução: original

Por exemplo, ao optar por uma faculdade alguém não está apenas investindo seu dinheiro no curso. Em alguns casos a faculdade pode ser gratuita, sendo assim dinheiro algum será investido. Mas e o tempo que a pessoa gastará fazendo o curso? E todos os outros aspectos importantes em que ela está investindo como sua energia e ainda outros bens que está colocando em jogo?

Tudo isso são custos, custos que ela está “gastando” para aproveitar aquela oportunidade específica. Isso ainda muito e dá novas formas de identificar como determinadas coisas podem ser gastas por nós individualmente.

E muitas vezes esses aspectos que vão além dos gastos e do dinheiro e que transcendem a parte financeira são muito mais importantes e decisivas do que o próprio dinheiro.

Como é calculado o custo de oportunidade?

O custo de oportunidade leva inúmeros aspectos que não são calculados, não com números e de maneiras tradicionais, por exemplo.

Mas mesmo quando determinada oportunidade é puramente matemática, e dá para calcular utilizando as fórmulas tradicionais, ainda assim o custo de oportunidade não tem uma fórmula fixa que é aplicável a qualquer caso. Tudo depende de que oportunidade seria esta.

Quando falamos de uma oportunidade de investimento, todo o valor de retorno deve ser bem calculado, utilizando a taxa de juros que vigora atualmente e levando em conta possíveis diferenças que podem haver entre a data de investimento inicial e a data do resgate. Tudo isso deve ser observado pelo custo de oportunidade.

Qual é o impacto do custo de oportunidade nas decisões de investimento?

O custo de oportunidade é imensamente importante antes de realizar qualquer investimento e antes de tomar qualquer ação, seja no ambiente financeiro, administrativo, gestorial e até mesmo em nossa vida pessoal. Sempre é necessário aplicar o custo de oportunidade com responsabilidade.

Quais são os principais fatores que afetam o custo de oportunidade?

Alguns fatores sempre estarão presentes em um custo de oportunidade. A começar pelo fator financeiro, mas também outros fatores como o tempo de empreendimento, as outras alternativas que ficam para trás, a vantagem momentânea e até mesmo a consideração a respeito de como o cenário futuro se desenrolará.

Existem limitações para o uso do custo de oportunidade como ferramenta de análise?

O custo de oportunidade, embora seja algo que devemos buscar, muitas vezes não pode ser feito de modo perfeito, especialmente quando há infinitas outras alternativas além da oportunidade que escolhemos.

Mas isso de maneira alguma desabona a busca pelo custo de oportunidade, que deve ser feito sim com critério, calma, paciência e empenho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.