Custo de produção: como ele é calculado e qual a diferença?

0

Se tem uma informação que a empresa não pode ignorar é o custo de produção. Ele é basicamente o núcleo de todos os custos que uma empresa deve ter, e por mais que seja um custo ele é o único que podemos chamar de indispensável. É por meio do custo de produção que uma empresa pauta seu preço, por exemplo, e também planeja suas demais estratégias de mercado. 

Somente com uma simples informação a empresa vê diante de si um número ilimitado de situações que deve levar em conta, considerar e refletir para que suas ações no mercado tenham o maior desempenho possível. Hoje iremos conhecer o que é o custo de produção, o que ele implica e porque é tão importante. Confira! 

Quais são os principais custos de produção?

Conteúdo

O custo de produção é aquilo que sua empresa gasta para produzir seus produtos ou para prestar os seus serviços. Esse custo de produção costuma ser fixo, mas pode variar a depender do contexto. Ele é extremamente importante, pois deve ser considerado acima de todas as coisas pela empresa, e por meio dele que geralmente se obtém o preço que a empresa cobra.

Quais são os principais custos de produção?
Fonte/Reprodução: original.

Afinal, ele é aquele custo indispensável para a empresa. E geralmente nele está contido alguns itens indispensáveis: 

  • Valor da matéria prima;
  • Valor dos mecanismos utilizados na produção do produto;
  • Valor da energia gasta por alguns equipamentos;
  • Aluguel;
  • Manutenção de equipamentos
  • Valor da mão de obra colocada para produzir. 

Tudo isso acaba implicando no custo de produção, claro, algumas empresas devem inserir mais itens, outras talvez até retirem alguns, mas a dinâmica costuma ser parecida. Além disso, o custo de produção total também envolve custos variáveis e dependendo da situação até custo marginal. 

Como o custo de produção é calculado?

O custo de produção também geralmente é calculado segundo uma fórmula que pode ser replicada para muitas empresas. A fórmula consiste em: 

  • Custo de produção = matéria prima + custos variáveis + gastos fixos. 

Quando uma empresa conhece todos os seus custos e gastos que impactam em sua produção, ela está muito mais capacitada para criar estratégias que aumentam o seu desempenho e melhoram seu lucro. 

Quais são os fatores que afetam o custo de produção?

O custo de produção pode ser afetado por diversos fatores, como um aumento na demanda, um fornecedor que aumenta o preço do produto, um aluguel que acaba aumentando, entre outros fatores. Estar preparado para isso é muito difícil, mas uma empresa deve estar ao menos consciente de que esse tipo de fatalidade pode acontecer. 

Qual é a diferença entre custo de produção e preço de venda?

O custo de produção é o que no fim das contas acaba impactando e sendo um dos fatores mais importantes para que um preço de venda seja definido. Afinal, o preço de venda deve cobrir o custo de produção e mais alguns acréscimos como o lucro que o empreendedor busca. 

Sendo assim, o custo de produção é essencial para o preço de venda, deve estar contido nele e superado. 

Qual maneira de reduzir o custo de produção?

Embora o custo de produção seja mais ou menos o mesmo durante um bom tempo, ainda assim há maneiras de reduzir o seu custo. Procurar por fornecedores mais baratos sem abaixar a qualidade do produto, reforçar boas práticas de consumo de energia, criar soluções que aumentem a capacidade de produção, entre outras práticas. 

O custo de produção é uma informação preciosíssima para a empresa e deve ser tomada nota o mais rápido possível. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.