Atualmente, várias metodologias são utilizadas para melhorias dos produtos comercializados, e uma delas é o design thinking. Muito popular nos últimos tempos, essa linha de pensamento tem um caráter bem promissor para o mercado atual.

Entretanto, apesar de ser uma metodologia muito eficiente, é necessário que seja aplicada de maneira correta. Por isso, confira aqui um guia completo sobre o que é design thinking e como aplicar de maneira correta no cotidiano de sua empresa!

O que é o design thinking?

Conteúdo

De início, cabe explicar o que seria design thinking. Como dissemos, essa metodologia é essencial para incentivar a capacidade criativa dos profissionais da empresa para propor soluções diferentes para os mais diversos problemas baseados na criatividade.

O que é o design thinking?
Para que serve. Fonte/Reprodução: original.

Também pode ser aplicado na hora de oferecer um produto ou serviço ao cliente, usando de técnicas e argumentos de acordo com a necessidade do consumidor, mostrando para ele o quanto sua vida será facilitada ao adquirir aquele determinado produto.

Ou seja, o design thinking busca trazer soluções criativas tanto para o ambiente interno da empresa, os colaboradores, quanto o externo, os clientes.

Para que serve o design thinking?

O design thinking serve principalmente para propor melhoria de qualidade nos serviços ofertados pela empresa através de projetos criativos e que visem incluir as mais diferenciadas necessidades do cliente.

Qual o objetivo do design thinking?

Quando a ideia de design thinking é aplicada corretamente, ela tem o objetivo de encontrar soluções, e proporcionar uma ampliação de possibilidades para a empresa no desenvolvimento de seus produtos e serviços. Como dissemos, a principal consequência dessa metodologia são as soluções mais criativas. 

Como aplicar o design thinking?

É preciso saber a maneira correta de se usar a técnica. A dica principal é ter paciência, pois com o tempo os profissionais da empresa vão pegar experiência suficiente para aplicar as ideias de maneira natural.

Outra dica importante para uma boa aplicação é o incentivo constante de discussões de ideias por parte das equipes. Realizar isso com frequência fará com que os funcionários lidem com propostas opostas às suas de maneira respeitosa e vice-versa.

Como aplicar o design thinking?
Como aplicar. Fonte/Reprodução: original.

E claro, aplicar de uma forma que seja parte da cultura organizacional, manter os colaboradores envolvidos, por meio de colaboração e outras ações que reconheça a dedicação e resultados deles. Lembrando que, isso é uma implementação devagar, a mudança e o resultado não acontece da noite para o dia.

Quais as etapas do design thinking?

O design thinking é separado em quatro etapas principais. A primeira delas é a imersão, em que é necessário ter empatia com o consumidor para que assim os criadores dos produtos oferecidos atendam as dores do cliente e as demais necessidades existentes.

A segunda etapa é a ideação, em que toda a equipe de criadores é reunida e as ideias são postas para avaliação. Garanta que todas as pessoas estejam à vontade para propor seus pontos sem medo de serem julgados ou algo do tipo.

A terceira etapa é a prototipagem, na qual serão selecionadas as melhores ideias levantadas na parte anterior. Por fim, a última etapa é o desenvolvimento do que foi escolhido, em que será observado se a ideia realmente atende ao público na prática.

Quais as vantagens do design thinking?

Visto as etapas anteriores, vamos nos aprofundar nas vantagens de usar o design thinking na empresa. A primeira delas é a inovação que sua empresa ganhará em relação aos outros competidores, coisa que a manterá sempre na frente das procuras por serviços.

O segundo ponto importante abordar, é o baixo custo de aplicação da metodologia justamente por ser uma mudança no modo de pensar nos produtos. Por último, a grande vantagem é a melhoria no cotidiano da empresa, já que existirão diversas soluções para os mais diversos problemas.

Desvantagens

Como tudo que existe, o design thinking também possui os seus problemas. O primeiro deles é que por ser uma metodologia com aplicações mais recentes, alguns funcionários não têm costume deste tipo de trabalho, coisa que pode deixá-los pressionados e até desgastados emocionalmente. 

Espera-se que você saiba qual é a principal ideia do design thinking e todas as suas contribuições para os produtos da empresa. A fim de divulgar o texto, compartilhe-o em seus meios de mídia e sempre que precisar de boas informações, volte para este site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *