Atualmente, várias metodologias são utilizadas para melhorias dos produtos comercializados, e uma delas é o design thinking. Muito popular nos últimos tempos, essa linha de pensamento tem um caráter bem promissor para o mercado atual.
Entretanto, apesar de ser uma metodologia muito eficiente, é necessário que seja aplicada de maneira correta. Por isso, confira aqui um guia completo sobre o que é design thinking e como aplicar de maneira correta no cotidiano de sua empresa!
O que é o design thinking?
Conteúdo
De início, cabe explicar o que seria design thinking. Como dissemos, essa metodologia é essencial para incentivar a capacidade criativa dos profissionais da empresa para propor soluções diferentes para os mais diversos problemas baseados na criatividade.

Também pode ser aplicado na hora de oferecer um produto ou serviço ao cliente, usando de técnicas e argumentos de acordo com a necessidade do consumidor, mostrando para ele o quanto sua vida será facilitada ao adquirir aquele determinado produto.
Ou seja, o design thinking busca trazer soluções criativas tanto para o ambiente interno da empresa, os colaboradores, quanto o externo, os clientes.
Para que serve o design thinking?
O design thinking serve principalmente para propor melhoria de qualidade nos serviços ofertados pela empresa através de projetos criativos e que visem incluir as mais diferenciadas necessidades do cliente.
Qual o objetivo do design thinking?
Quando a ideia de design thinking é aplicada corretamente, ela tem o objetivo de encontrar soluções, e proporcionar uma ampliação de possibilidades para a empresa no desenvolvimento de seus produtos e serviços. Como dissemos, a principal consequência dessa metodologia são as soluções mais criativas.
Como aplicar o design thinking?
É preciso saber a maneira correta de se usar a técnica. A dica principal é ter paciência, pois com o tempo os profissionais da empresa vão pegar experiência suficiente para aplicar as ideias de maneira natural.
Outra dica importante para uma boa aplicação é o incentivo constante de discussões de ideias por parte das equipes. Realizar isso com frequência fará com que os funcionários lidem com propostas opostas às suas de maneira respeitosa e vice-versa.

E claro, aplicar de uma forma que seja parte da cultura organizacional, manter os colaboradores envolvidos, por meio de colaboração e outras ações que reconheça a dedicação e resultados deles. Lembrando que, isso é uma implementação devagar, a mudança e o resultado não acontece da noite para o dia.
Quais as etapas do design thinking?
O design thinking é separado em quatro etapas principais. A primeira delas é a imersão, em que é necessário ter empatia com o consumidor para que assim os criadores dos produtos oferecidos atendam as dores do cliente e as demais necessidades existentes.
A segunda etapa é a ideação, em que toda a equipe de criadores é reunida e as ideias são postas para avaliação. Garanta que todas as pessoas estejam à vontade para propor seus pontos sem medo de serem julgados ou algo do tipo.
A terceira etapa é a prototipagem, na qual serão selecionadas as melhores ideias levantadas na parte anterior. Por fim, a última etapa é o desenvolvimento do que foi escolhido, em que será observado se a ideia realmente atende ao público na prática.
Quais as vantagens do design thinking?
Visto as etapas anteriores, vamos nos aprofundar nas vantagens de usar o design thinking na empresa. A primeira delas é a inovação que sua empresa ganhará em relação aos outros competidores, coisa que a manterá sempre na frente das procuras por serviços.
O segundo ponto importante abordar, é o baixo custo de aplicação da metodologia justamente por ser uma mudança no modo de pensar nos produtos. Por último, a grande vantagem é a melhoria no cotidiano da empresa, já que existirão diversas soluções para os mais diversos problemas.
Desvantagens
Como tudo que existe, o design thinking também possui os seus problemas. O primeiro deles é que por ser uma metodologia com aplicações mais recentes, alguns funcionários não têm costume deste tipo de trabalho, coisa que pode deixá-los pressionados e até desgastados emocionalmente.
Espera-se que você saiba qual é a principal ideia do design thinking e todas as suas contribuições para os produtos da empresa. A fim de divulgar o texto, compartilhe-o em seus meios de mídia e sempre que precisar de boas informações, volte para este site.