Despesas não operacionais: o que é e por que é importante?

0

Gerir o patrimônio e as finanças de uma empresa certamente não é tarefa fácil, e para isso é de necessidade de todo gestor e equipe de administração conhecer alguns termos importantes para a gestão de recursos como o que são despesas não operacionais. As despesas não operacionais, operacionais e pré-operacionais são modalidades de despesas diferentes e que devem ser conhecidas para a boa administração financeira.

Sem conhecer esses elementos ou estar ao menos familiarizado com eles, um gestor perde muitas oportunidades de entender como funciona o seu negócio e entender o que poderia fazer para torná-lo menos caro. Venha entender o que são despesas não operacionais e como elas se relacionam com sua empresa. Confira!

Quais são algumas das principais despesas não operacionais?

Conteúdo

Embora certamente a maioria dos custos de uma empresa tenham algo a ver com os produtos e serviços oferecidos pela companhia, ainda assim alguns desses custos nem ao menos podem ser minimamente relacionados a essa produção.

As despesas operacionais são justamente isso, todas as despesas que não dialogam com a produção da empresa e que não são diretamente ou indiretamente ligadas a essa mesma produção. Esse conceito é justamente o contrário de despesas operacionais, que são despesas relacionadas à produção ou aos acessórios da produção.

Quais são algumas das principais despesas não operacionais
Fonte/Reprodução: original

Já as despesas não operacionais são, como comentamos, despesas que não são diretamente ligadas à produção ou acessórios de produção. Mas quais seriam essas despesas, por exemplo? Entre as principais despesas não operacionais estão:

  • Possíveis indenizações e processos que a empresa venha acumular;
  • Pagamentos de juros, impostos e taxas;
  • Investimentos da empresa;
  • Capital para um novo empreendimento ou ramo empresarial;
  • Possíveis subvenções.

Todas essas despesas são não operacionais, e entram no cálculo que leva este mesmo nome. É importante saber diferenciar exatamente as despesas não operacionais das demais, assim a empresa sabe quanto irá gastar nesse setor de modo exato.

Por que as despesas não operacionais são importantes para uma empresa?

Essas despesas não operacionais embora não estejam necessariamente ligadas à produção elas ainda são importantes, muitas dessas quando não pagas podem até mesmo acabar com a empresa. Tirar sua liquidez ou até mesmo falir o empreendimento.

Como as despesas não operacionais podem afetar os resultados financeiros da empresa?

Um dos grandes problemas das despesas não operacionais é que uma empresa pode ignorá-las facilmente, uma vez que não estão implicadas na produção. Logo, fazer o cálculo das despesas não operacionais é uma forma de reorientar a empresa para se concentrar também nessas despesas.

Então todas essas despesas não operacionais devem sim ser levadas em contas e calculadas de maneira séria e total.

Quais são algumas maneiras de reduzir as despesas não operacionais?

As despesas não operacionais vêm de diversos lugares, logo para reduzir essas despesas é necessária uma profunda análise da empresa e sua situação financeira. Para tanto, conhecer as despesas não operacionais como exemplificamos é extremamente importante, só conhecendo cada uma delas é que sua redução é possível.

Existem algumas despesas não operacionais que são inevitáveis? Se sim, quais são elas?

Algumas despesas não operacionais podem sim ser evitadas, como uma possível indenização, processo ou coisa do tipo. Porém, algumas despesas não operacionais são incontornáveis, como impostos, taxas e outras obrigações fiscais da empresa que nada tem a ver com a sua produção.

Conhecer quais são as despesas não operacionais de uma empresa é extremamente necessário. Somente assim uma empresa tem potencial e capacidade para reduzi-las e economizar mais em seus gastos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.