4 dicas para quem vai abrir seu negócio do zero!

3

Abrir um negócio do zero é realmente um desafio, mas é algo que muitos brasileiros de garra estão dispostos a fazer. Alguns não dão certo, infelizmente, já outros conseguem provar para si mesmo e para o mundo que sua garra e determinação realmente fazem a diferença. 

Hoje iremos mostrar algumas dicas para ajudar você que quer abrir o seu negócio do zero. Continue com a gente e saia mais preparado para essa empreitada. Confira! 

Posso abrir meu negócio com pouco dinheiro?

Conteúdo

Iniciar um empreendimento é realmente algo bastante trabalhoso, que precisa ser bem pensado. Abrir um negócio do zero é então algo duas vezes mais complicado, mas não é impossível. 

Mesmo antigamente já existiam opções muito baratas ou até mesmo sem custo algum para começar um negócio. Hoje, com a internet, abrir um negócio do zero é muito mais fácil. E nem precisa ser um negócio totalmente digital, qualquer negócio é facilitado pela internet. 

Posso abrir meu negócio com pouco dinheiro?
Abrir negocio com pouco dinheiro. Fonte/Reprodução: original.

Isso porque essa plataforma permite realizar alguns processos, como conversar com clientes e fechar acordo de maneira ágil e prática. Além disso, na internet há opções de serviços digitais como designers, editor de vídeo e imagem, redator, moderador de mídias sociais e vários outros que você pode precisar. 

Já fora da internet há outras opções como vendas de marmitas ou outros alimentos, brechós e reparos domésticos. Até mesmo aulas, que podem ser dadas tanto na internet como presencialmente. 

O que eu preciso para abrir meu negócio?

O primeiro passo para abrir um negócio do zero é ter certeza daquilo que você quer. Entender qual área de atuação vai funcionar para você e  criar seus objetivos, analisar as próprias capacidades, ponderar o que você precisa e se terá o que é necessário para chegar até seus objetivos. Feito isso, é mão na massa e trabalho duro! 

Quais documentos preciso?

Abrir um negócio hoje é muito mais fácil do que poderia ser há alguns anos. Para se tornar um MEI, a categoria de empresário mais fácil, você pode realizar todos os processos digitalmente. Você precisará de: 

  • RG;
  • CPF; 
  • Comprovante de endereço;
  • Título de Eleitor;
  • Se declarou: comprovante de imposto de renda de Pessoa Física.

Viu como é fácil? O processo pode ser inteiramente online, no site oficial da Receita Federal, então usufrua dessa vantagem da tecnologia! Mas fique atento que alguns documentos municipais podem ser necessários para a atuação, então pode ser necessária a solicitação em órgãos específicos.

Quais as burocracias para abrir uma empresa?

Com a tecnologia facilitando o trabalho para se cadastrar como MEI, a maior burocracia fica por conta dos municípios que podem pedir algumas consultas e documentos extras para abertura de sua empresa. 

Além disso, a categoria MEI tem alguns itens que devem ser considerados, como pagamento de importo mensal e declaração anual de vendas, então estude atentamente e veja se é realmente uma opção para você, mas saiba que ela é melhor para quem quer abrir um negócio do zero. 

4 dicas para quem vai abrir seu negócio totalmente do zero

Vamos agora a algumas dicas essenciais para quem quer abrir um negócio do zero. Anote e utilize em seu negócio!

Selecione seu público

Saber para quem você oferecerá seu produto ou serviço é essencial, para que seus esforços estejam orientados para um só público, economizando energia e tempo, além de garantir melhor retorno. 

Utilize a internet

Tenha uma relação com a internet bem íntima. Aprenda técnicas de marketing virtual e invista em alguns projetos e programas que você possa realizar virtualmente. O uso das redes sociais para potencializar o contato com os clientes também é uma boa pedida.

Estude seus concorrentes

Saiba como está o mercado em que você planeja entrar, quem são seus concorrentes e se diferencie deles de maneira inteligente e vantajosa para o público.

Tenha um plano de negócio

Mesmo que esteja abrindo um negócio do zero, saiba exatamente até onde você quer chegar, que passos irá percorrer e em que ordem serão feitas essas etapas de crescimento. Com essa estrategia desenhada é muito mais fácil você seguir nos trilhos e levar sua empresa a crescer cada vez mais.

Gostou de nossas dicas? Não deixe de utilizá-las e abra você mesmo seu negócio do zero com mais organização e segurança! 

3 Comentários
  1. […] profissão do contador é fundamental para que uma empresa funcione bem. Afinal, o contador tem a responsabilidade de cuidar das questões financeiras, patrimoniais e […]

  2. […] feitas por uma empresa a possíveis investidores antes de realizar uma oferta pública inicial pelo seu produto; e serve também para apresentar o produto ou proposta ao nicho de trabalho em questão e […]

  3. […] cabe explicar qual seria o conceito de market share. Como o próprio nome sugere, é uma medida muito utilizada por empresas que serve […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.