Dinheiro digital: o que é e como funciona?

0

Não sabe o que é o dinheiro digital ou como funcionará? Saiba que será uma modalidade para controlarmos o nosso saldo disponível com mais propriedade e menos burocracia do que temos hoje. Veja:

O que é o dinheiro digital?

Conteúdo

O dinheiro digital é o nosso dinheiro em ambiente virtual ao invés de estar em formato físico. As transações serão feitas online ao invés de precisar sacar qualquer valor em caixas eletrônicos.

Saiba que o dinheiro digital se tornará um dos métodos mais utilizados em um futuro muito próximo. Seja através de pagamentos por criptomoedas, biometria ou criação de modalidades de pagamento para agilizar o processo, o fato é que comércios e pessoas o escolherão por ser mais rápido e menos burocrático.

O que é o dinheiro digital?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, a evolução do dinheiro digital já teve o seu forte início em 2020 devido à Pandemia de Covid-19. As pessoas, ao invés de sacarem dinheiro em caixas eletrônicos ou frequentarem bancos, realizavam transações diretamente pelos apps de financeiras e pagamentos ocorriam por contactless.

Como vai funcionar o dinheiro digital?

O dinheiro digital será inserido em uma carteira online e controlado por bancos autorizados a exercerem a função. Podem ser financeiras de pagamento mas o mais provável é que este trabalho recaia diretamente sobre as instituições financeiras.

A característica que chama atenção é pela possibilidade de trabalharmos com transações mesmo sem internet. O CBDC virá para transformar os métodos de pagamentos simples, sem que precisemos converter dinheiro para a moeda estrangeira e tornar a compra de carros ou vendas de inúmeros produtos muito mais fácil e menos complicada.

Diferença do dinheiro digital e criptomoeda

É comum surgir essa confusão mas o dinheiro digital terá valor diferente, será muito mais seguro, privativo e descentralizado. As criptos não são controladas pelas financeiras que conhecemos e usamos para guardar o nosso dinheiro, e não tem um responsável por sua emissão no país.

Criptomoedas tendem a ser mineradas e são mais indicadas para investir, não para usar diariamente e pagar por produtos. É completamente diferente da proposta do real digital que vem com o intuito de mudar o mercado financeiro para melhor e trazer facilidade tanto a quem vende quanto a quem compra.

Qual a importância do dinheiro digital?

Com o real digital será possível evitar todo tipo de crime, como a lavagem de dinheiro que é extremamente comum acontecer por conta de moeda física. Interligado a tal questão ocorrerá diminuição gradual das notas de papel e moeda para trazer mais segurança às pessoas.

O dinheiro digital deixa de exigir a temida conversão cambial a moedas estrangeiras. É uma das questões mais chatas a ser resolvida pelas pessoas, portanto, com o digital haverá resolução prática ao problema.

Quanto vale Real Digital?

Se você tiver R$ 10,00 em dinheiro digital, valerá exatamente R$ 10,00. Você não terá de se preocupar com mudança de valores e com altas ou diminuições, como costuma acontecer com o real físico. É um dos problemas que mais enfrentamos atualmente mas que será controlado digitalmente.

A característica do dinheiro digital de valer o mesmo online nos chama realmente atenção, pois dá a garantia de que não precisemos nos preocupar tanto quanto hoje em dia.

Agora que você sabe como funciona o dinheiro digital e tem ideia de como será trabalhado, não precisa se preocupar com as modificações previstas para 2023 ou 2024. Aprenderemos por igual a trabalhar com o novo da mesma forma que aconteceu com o PIX.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.