Dinheiro sujo: o que é e de onde vem?
certamente em algum filme, série, novela ou simplesmente no telejornal você já ouviu a expressão “dinheiro sujo”. Não é preciso muito para relacionar imediatamente esse dinheiro à práticas ilícitas e também identificar que sua posse e trabalhar com essa qualidade de finanças não é algo ideal e que deve ser evitado ao máximo para se assim evitar problemas com a lei.
Mas você sabe exatamente no que implica o dinheiro sujo? Quais são suas características e o que pode ocorrer com alguém que o utiliza? Hoje iremos entender mais sobre o que é essa qualidade financeira e outros aspectos do dinheiro sujo. Confira!
O que é dinheiro sujo?
Conteúdo
O dinheiro sujo se refere a uma qualidade de sujeira presente no dinheiro? Até pode ser, mas quando esse termo é aplicado à realidade financeira de determinado dinheiro ele quer dizer que aquele dinheiro provém de fontes ilícitas.
Geralmente quando se houve falar de “dinheiro sujo” você pode apostar que alguém nessa história acabou sendo lesado. O nome dinheiro sujo também é extremamente interessante porque ele implica que esse dinheiro pode ser lavado, e de fato, com as transições financeiras correta esse dinheiro que era considerado sujo pode ser inserido na economia regular.
Essa inserção não torna o dinheiro limpo como se tudo relacionado às suas ilegalidades fosse esquecido, porém, acaba fazendo com que seja muito mais difícil identificar e rastrear sua origem criminosa, essa prática é o que chamamos de “lavar dinheiro”.
O dinheiro lavado é então um dinheiro que era ilegal, e muito próximo da ilegalidade mas que agora inserido na economia regular é um dinheiro seguro para quem lucra com a ilegalidade utilizar em seu dia a dia.
De onde vem o dinheiro sujo?
O dinheiro sujo é o dinheiro utilizado no mercado ilegal. Ou seja, o dinheiro que veio de transações criminosas, oriundos de negociações no mercado negro, do tráfico ou até mesmo dinheiro simplesmente roubado ou furtado.
Novamente lembrando: quando falamos que o dinheiro é sujo implica que alguém foi lesado, seja social, financeiramente ou que houve algum tipo de fraude que pode não ter lesado ninguém diretamente mas acabou atacando a instituição do Estado.
Praticamente todo grupo criminoso tem seu financiamento através do dinheiro sujo, como grupos terroristas e outros parecidos.
Como o dinheiro sujo afeta a economia?
O dinheiro sujo quando é inserido na economia não gera nenhum tipo de distorção de fato no sistema econômico, mas é um mal que assola de certa maneira todo o sistema econômico. O dinheiro sujo deve ser combatido e é pelas autoridades. No Brasil o órgão responsável é o COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
Por que algumas pessoas usam dinheiro sujo?
Algumas pessoas utilizam o dinheiro sujo simplesmente porque são criminosas e lucram com isso de maneira fácil e rápida, por meio da própria criminalidade. Grupos terroristas, criminosos do colarinho branco, golpistas, traficantes e outros grupos frequentemente se aproveitam do dinheiro sujo.
Existe alguma maneira de lavar o dinheiro sujo?
Como comentamos, o dinheiro sujo infelizmente pode ser lavado. A prática geralmente se utiliza de:
- Colocação, onde o dinheiro sujo é inserido de maneira mesmo tímida no sistema econômico (contas, investimentos, compras);
- Ocultação, onde a origem do dinheiro sujo tenta ser maquiada e ocultada pelos criminosos;
- Integração, etapa que conclui a integração do dinheiro sujo na economia regular, “lavando” o dinheiro.
O dinheiro sujo, embora seja um crime com o qual o cidadão comum tem pouco contato, ainda assim é algo que deve ser entendido por todos nós como um sério problema.