O que é empréstimo com garantia de imóvel?

0

Se você recentemente buscou por um empréstimo, provavelmente já deu de cara com a opção empréstimo com garantia de imóvel. Esse tipo de empréstimo faz parte da modalidade “empréstimo com garantia”, mas ele especificamente coloca o imóvel como possível abono da dívida. 

Quer conhecer mais? Fique com a gente e entenda tudo sobre essa modalidade de empréstimo pessoal! 

O que é o empréstimo com garantia de imóvel?

Conteúdo

Para entendermos bem o que é empréstimo com garantia de imóvel, vamos entender o que é empréstimo no geral! Esse processo financeiro se caracteriza pela liberação de uma quantia de crédito, ou dinheiro, cedida por uma instituição financeira para um indivíduo ou uma empresa, que será paga no futuro de modo parcelado. 

O que é o empréstimo com garantia de imóvel?
Empréstimo com garantia de imóvel. Fonte/Reprodução: original.

Esse pagamento, no geral, é em grande número de parcelas e com juros acrescidos, para que a instituição lucre com o processo. Essa é a forma como a imensa maioria dos empréstimos funciona. 

Acontece que quando uma instituição financeira oferece seu crédito, antes ela analisa o perfil de quem está solicitando, para ver se a pessoa tem as condições para pagar o empréstimo de volta e se não há riscos de inadimplência. 

O empréstimo com garantia vem para dar mais credibilidade a essa transação. Quando o imóvel entra como garantia de que o indivíduo que solicitou a quantia irá pagar para a financeira que emprestou, os juros do empréstimo caem drasticamente e o valor da quantia emprestada pode ser bem maior. 

Quando devo realizar um empréstimo com garantia de imóvel?

Essa modalidade de empréstimo é indicada principalmente para quem quer uma quantidade de crédito alta, mas procura pagar juros menos absurdos, ou quem nunca conseguiria essa quantia por uma análise de crédito regular. 

Então se você se encaixa nesses termos e precisa de uma quantia de crédito alta, o empréstimo com garantia de imóvel com certeza é uma opção razoável para você. 

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Uma das principais razões pela qual existe o empréstimo com garantia de imóvel é para a instituição financeira ter certeza que quem solicitou irá pagar. Mas para realizar esse empréstimo a pessoa deve ser a dona do imóvel. Sem isso é impossível realizar o empréstimo com essa garantia.

Se eu não pagar a dívida perco a casa?

Esse empréstimo com garantia de imóvel tem um risco óbvio: caso quem emprestou não pague o empréstimo de modo correto, ele corre o risco de perder a casa. O processo que a instituição financeira toma o seu imóvel é bastante complicado, e pode demorar um bom tempo, mas ainda assim pode realmente acontecer caso haja inadimplência. 

Mas, mesmo que o indivíduo realize um empréstimo com garantia de imóvel com uma instituição, a casa continua sendo dele e ele pode morar ou alugar normalmente enquanto paga as parcelas pré-determinadas no acordo. Só haverá a tomada do imóvel caso haja inadimplência e todas as tentativas de resolver o problema falhem. 

Como solicitar um empréstimo com garantia de imóvel?

Essa modalidade de empréstimo é uma categoria relativamente nova no mercado brasileiro, e embora já esteja sendo bastante popular entre alguns clientes, você pode ter alguns problemas para encontrá-la sendo oferecida. Então procure seu banco de confiança ou mesmo as famosas fintechs que estão disponíveis e bastante populares no Brasil, e faça uma solicitação de empréstimo nessa modalidade. 

Como quitar o empréstimo com garantia de imóvel?

O pagamento de um empréstimo com garantia de imóvel não muda. Ele ainda é realizado em parcelas que devem ser pagas mensalmente. A diferença é que no geral elas têm juros muito mais baixos, o que favorece o pagamento. 

Você já conhecia esse tipo de empréstimo? Se você precisa urgente de uma grande quantia, pode investir nessa opção! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.