Empréstimo Consignado: o que é e para que serve?

2

Em meio a tantos formatos de empréstimo, muitos podem ficar confusos ao tentar definir o empréstimo consignado. Por mais que seja uma alternativa para quem necessita de uma quantia específica de última hora, é preciso entender os prós e contras desse serviço.

Por isso, estamos aqui para te informar sobre o que é, para que serve e os benefícios que terá ao contratar esse serviço.

O que é o Empréstimo Consignado? 

Conteúdo

O termo empréstimo consignado refere-se ao que é descontado diretamente do pagamento do indivíduo que solicitou o serviço. O que torna uma opção mais segura para a própria instituição financeira, uma vez que reduz a probabilidade de não haver o recebimento das parcelas.

O que é o Empréstimo Consignado? 
Qual a finalidade. Fonte/Reprodução: original.

A própria pessoa que solicitou, também não terá preocupação de lembrar de pagar a parcela. Pois, será descontado de forma automática do salário.

Para que serve o Empréstimo Consignado? 

Se a sua dúvida é a serventia do empréstimo consignado, saiba que ao solicitar você pode utilizar para qualquer dívida que deseja quitar, reformar a sua casa ou qualquer outra situação que precise de um valor para solucionar.

Bem visada por pessoas que trabalham em CLT, são pensionistas ou aposentados devido aos juros baixo. Até aqueles que recebem algum benefício do governo, como a Auxílio Brasil. 

Quais os benefícios? 

Os cidadão que costumam procurar o empréstimo consignado costumam visar os benefícios que ele oferece. Além das taxas de juros menores, há maior prazo para realizar o pagamento e por ser fácil de fazer a contratação.

As taxas cobradas por mês ficam em 3,5%, o prazo chega até 120 meses para pagar e para aqueles que comprovam a renda fixa o banco costuma liberar rapidamente a quantia solicitada.

Quem pode solicitar o Empréstimo Consignado? 

Os requisitos para estar apto a solicitar o empréstimo consignado são: ter um CPF que seja válido, maior de 18 anos, comprovar uma renda fixa, identidade (RG), ceder o comprovante de sua residência ou do salário/benefício do INSS.

Como funciona o Empréstimo Consignado? 

Após descobrir que você se encaixa nos requisitos para pedir o empréstimo consignado, é preciso saber como funciona. É um método com menor risco para o banco, uma vez que ele funciona através do desconto do valor da parcela automaticamente, independente se for do salário, benefício, holorite ou aposentadoria.

Como solicitar o Empréstimo Consignado?

Para solicitar seu empréstimo consignado, vá a uma instituição financeira que ofereça o serviço, com os documentos obrigatórios em mãos, pergunte sobre as condições que terá. 

Após, se submeter ao cadastro, passará por uma análise de crédito e com a aprovação receberá o dinheiro em sua conta no período de até 48 horas. Outra possibilidade, é fazer todas as etapas via online.

Mesmo que pareça uma ótima oportunidade, é imprescindível que avalie se esse empréstimo não irá ocupar a maior parte de seu orçamento. Não é viável quando ele fará você voltar para a mesma necessidade anterior ou adquirir mais dívidas.

Em alguns casos, a pessoas pode perder o seu emprego e ter que arcar com essa dívida. Visto que o valor era descontado automaticamente em seu salário. Fique atento aos prós e contras em relação ao empréstimo consignado.

2 Comentários
  1. […] de modalidade para modalidade. Algumas modalidades como empréstimo com garantia tem taxas menores, empréstimos consignados também. Também é importante ressaltar que esses juros não podem ser abusivos e caso sejam altos […]

  2. […] muitos, o risco de crédito pode parecer, por diversas vezes, um tipo de problema, uma chateação que serve apenas para acabar atrasando […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.