Empréstimo consignado: o que é, como fazer e quem tem direito?

0

Saiba que o empréstimo consignado é um método de solicitação de crédito que pode ser feito por pessoas aposentadas, pensionistas e servidores públicos que precisem de um dinheiro para quitar dívidas e até limpar o nome. 

O desconto das parcelas acontece de forma automática ao longo dos meses e sairá direto da sua folha de pagamentos. Entenda os detalhes!

O que é o empréstimo consignado?

Conteúdo

O empréstimo consignado funciona como um crédito solicitado por você a uma instituição financeira, na qual, preferencialmente, você receba o seu salário ou benefício. Os valores caem diretamente na sua conta 2 ou 3 dias após a solicitação e, nos meses seguintes, o valor da parcela pré-estabelecida no ato da contratação desse serviço, será descontado.

O que é o empréstimo consignado?
O que é o empréstimo consignado. Fonte/Reprodução: original.

Neste caso, pense que ao contrário de empréstimos pessoais, os consignados tendem a ser solicitados por pessoas que se enquadram em regras específicas. Os bancos ficam mais seguros ao oferecerem esta modalidade de crédito, pois sabem que o pagamento acontecerá no dia certo, sem qualquer valor a menos, como pode ocorrer ao se pagar uma parte da fatura.

Porém, o empréstimo consignado é muito mais exigente do que um crédito pessoal, já que o público é restrito. Se você é aposentado ou recebe benefícios do governo, terá o direito de entrar em contato com a sua instituição financeira a fim de solicitar o serviço.

Para quem é o empréstimo consignado?

Aposentados, pensionistas, servidores públicos, militares, beneficiários do BPC, Auxílio Brasil e funcionários de empresas privadas tem o direito de solicitar esse crédito. Principalmente porque o banco terá a praticidade de retirar os valores das parcelas ao longo dos meses direto da folha de pagamento dos beneficiados.

Os descontos podem acontecer direto da sua aposentadoria, holerite ou benefício. Dessa forma, cabe a você entrar em contato com a instituição financeira escolhida para tirar as principais dúvidas que possam surgir em relação às cobranças. 

Lembre-se, porém, que o empréstimo consignado, assim como outros compromissos financeiros, deverão ser bem analisados antes de você assumir mais essa dívida. Verifique duas contas e tenha certeza que as parcelas que serão descontadas não vão causar descontrole em suas finanças.

Como solicitar o seu?

Caso você vá fazer o empréstimo consignado em uma instituição financeira física, leve consigo:

  • Documento de identificação (RG, habilitação ou carteira de trabalho);
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência.

Garanta que os documentos estão sempre atualizados. Dessa forma, você não precisa retornar outro dia ao banco apenas para fazer a solicitação em questão. Além disso, saiba que com a Caixa você consegue fazer a simulação e a contração do empréstimo consignado pelo próprio App. 

Sem sair de casa, você faz o acesso no menu Crédito para apertar em Consignação Caixa. Nas novas opções você encontrará as opções “Simulação”, “Contratar Pré-Aprovado”, “Renovar”, “Consultar os seus contratos” ou “Fazer o cancelamento de um contrato” e pode escolher a que melhor se alinha ao que deseja fazer nesse momento.

Quais bancos fazem empréstimos consignados?

Além da Caixa, há o Banco Sicoob, Banco Inter, Itaú, BTG Pactual, Banco Pan, Sicredi, Daycoval, Cetelem e BMG que são os melhores bancos para se fazer a solicitação de seu empréstimo consignado com total segurança e comodidade.

Alguns oferecem a contratação da modalidade pelo próprio App, portanto, você não precisa sair da sua casa para passar em uma agência e contratar pelo serviço. Faça no conforto de sua casa e leve o tempo que precisar para ler os contratos e analisar se vale mesmo a pena ou não.

Vale a pena fazer um?

Dependerá muito da sua situação financeira. Se você estiver em um período mais apertado e que não possa gastar muito, é interessante verificar o que acontece na sua vida financeira, fazer a contabilidade de todas as suas contas e descobrir o quanto pode pagar em parcelas.

Caso você perceba que não tem muitas opções e necessita de um valor maior, além de ter verificado o quanto poderá pagar nas parcelas sem se endividar mais, faça o empréstimo consignado apenas após ler o contrato, checar taxas de juros e qual será o valor de cada uma das parcelas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.