Estou com dívida caduca, e agora?

2

Um assunto que anda quase sempre junto quando alguém diz que está com uma dívida no Serasa é sobre a dívida caduca, mas você sabe o que realmente é uma dívida caduca? 

Entenda o que é uma dívida caduca, como é seu funcionamento, o que acontece com essa dívida pendente, como ficam os pontos do score de crédito, após ter passado o período da dívida e se é necessário pagar a dívida caduca, confira! 

O que é uma dívida caduca?

Conteúdo

Uma dívida caduca é uma dívida que existe há mais de cinco anos, depois desse tempo a deixa de aparecer no mercado através das empresas que fazem os registros de pagamentos (birôs), como, por exemplo, o Serasa.

Ou seja, a dívida em aberto deixa de aparecer nos órgãos de proteção ao crédito e deixando de ser visível para outras empresas, porém a empresa credora da dívida ainda pode acessá-la e pode continuar sua cobrança.

O que é uma dívida caduca?
Quanto tempo. Fonte/Reprodução: original.

Isso também significa, é claro, que mesmo após ter passado os cinco anos da dívida, a pessoa que está devendo pode tentar negociar e pagar a dívida existente.

A dívida deixa de existir?

Não, quando a dívida caduca ela não deixa de existir, a dívida continuará em aberto com a empresa credora, mas não poderá ser vista por outras empresas.

Outro ponto que deve ser mencionado aqui, é que em caso de dívida com banco, mesmo após ter passado o período de cinco anos e a dívida deixar de aparecer no Serasa, a dívida continuará registrada no Banco Central em seu Serviço de Informações de Crédito, ainda pode ser consultada pelas empresas. 

A dívida caduca pode acabar causando restrições e dificulta conseguir solicitação de cartões de créditos ou até mesmo empréstimos em instituições bancárias.

Quando a dívida caduca meu nome volta a ficar limpo?

Sim, quando passa seu período de 5 anos, a dívida caduca é retirada dos registros dos birôs de crédito, porém como já mencionado, a dívida ainda pode continuar sendo cobrada pela credora e pode até mesmo aparecer para ser negociada com ofertas no Serasa Limpa Nome.

Quando a dívida caduca como fica meu score?

Como sabemos, as dívidas influenciam a diminuição do score de crédito, as dívidas influenciam em média 19% dos pontos do score. Com isso, quando se passa o período de cinco anos, a dívida caduca deixa de ser calculada no score da pessoa.

Preciso pagar a dívida?

Sim, você precisa pagar a dívida caduca, pois pagando sua pendência, você evita relações prejudiciais com instituições, principalmente quando se trata de instituições financeiras como bancos.

Como pagar a dívida caduca?

Você pode pagar a dívida caduca entrando em contato e tentar negociar diretamente com a instituição financeira ou banco que está devendo. 

Existe também a maneira prática de pagar a dívida através da plataforma do Serasa Limpa Nome, através dela, você pode obter ofertas com descontos de até 99% para quitar sua dívida caduca e ficar livre de qualquer pendência.

Essa é a maneira que funciona uma dívida caduca após ter passado seus cinco anos, e como você pode quitá-la mesmo após esse período ter passado. É importante manter suas contas em dia e livre de dívidas pendentes para não ficar restrito a benefícios como empréstimos e até mesmo poder solicitar um cartão de crédito.

2 Comentários
  1. […] comum de muitas pessoas, é se existe algum custo para consultar o PIS 2022. Contudo, tanto a consulta online, quanto as realizadas por telefone ou nas agências bancárias são totalmente gratuitas, ou seja, […]

  2. […] Os ativos são tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro, independente do período de tempo em que isso ocorre, eles se dividem em: ativos circulantes e não circulantes. Já os passivos, são caracterizados como obrigações, tudo aquilo que precisa ser pago a terceiros.  […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.