As expectativas racionais mostram que nem todo modelo econômico é ideal e vai durar para sempre. Por isso, este conceito surgiu na década de 60 por conta de compreender como equilibrar a boa economia de uma organização pública e privada. A ideia surgiu por conta de um livro de John Muth.
O objetivo deste artigo é explicar com todos os detalhes para mostrar as expectativas racionais, as suas características e quais são as suas importâncias.
Sem contar que é uma forma de compreender como aquele modelo econômico serve para aquele país e para outros não.
O que é uma expectativa racional?
Conteúdo
Robert Lucas e Leonardo Rapping popularizaram o conceito em 1969 para criar um ponto de equilíbrio sobre salário, emprego e inflação. As Expectativas Racionais são simplesmente a expectativa econômica durante um determinado período, mas atrelado as expectativas dos governantes e também aos problemas previstos.
A primeira vez que a expectativa racional foi mencionada nos artigos acadêmicos aconteceu em 1961, por meio do economista John Muth, que publicou o livro “Expectativas racionais e a teoria da movimentação de preço”. A ideia era para ser um contra-argumento das ideias do também economista Hebert A. Simon.
O conceito faz parte da nova economia clássica e popularizou nos anos posteriores, período que os mais diferentes países, inclusive o Brasil, passou por um grande período de desemprego e hiperinflação.
Quais são as características de uma expectativa racional?
As principais características da expectativa racional consiste simplesmente em fazer um estudo voltado a macroeconomia.
Além disso, ele segue o conceito de duas bases de pensamento: a eficiência do mercado e que os economistas seguem conforme os seus limites. Logo, as expectativas racionais serve para racionalizar o que deve ser feito nos gastos internos e externos em uma organização, seja pública ou privada.
Sem este conceito não haveria implementação de políticas públicas, regulamento de gestão de processos, desenvolvimento industrial e entre outras atividades no âmbito capitalista.
Com as Expectativas Racionais mostram que todo modelo de economia pode ser falho se não seguir o comportamento de uma sociedade. Apesar das mudanças causadas pela Crise Econômica que pendura desde 2009, o uso deste conceito ainda é utilizado pelos especialistas.
Por que as expectativas racionais são importantes?
As expectativas racionais são importantes por fornecer limites do que deve ser feito para uma organização não quebrar financeiramente ou criar estratégias benéficas de longo prazo.
As expectativas racionais tem como importância de mostrar que todo modelo econômico tem as suas falhas. Um exemplo disso é que eles mostraram que reconhecem a importância do Keynesianismo para a Crise de 1929, porém falhou miseravelmente nos anos 70, quando os Estados Unidos sofreram prejuízos por conta da Guerra do Vietnã.
Como podemos determinar se uma expectativa é racional ou irracional?
Mas, como empresários e economistas sabem se uma expectativa é racional ou irracional? Sabem se esta meta pode ser atingida em curto, médio e longo prazo. Além disso, eles precisam ver o comportamento socioeconômico de um país para poder fornecer progresso social e gestão econômica em um determinado local.
Afinal, um comportamento social de um determinado grupo na década de 70 era totalmente diferente aos anos 2000.
Tem mais dúvidas sobre expectativas racionais? Deixe aqui, portanto, o seu comentário. E continue acompanhando mais curiosidades sobre conceitos da economia no nosso site.