FGTS digital: como funciona?

0

O FGTS digital é uma novidade no setor de pagamentos por parte de empresas, que devem incluir na conta de seus funcionários mensalmente os valores do Fundo de Garantia. Este sempre foi um serviço complicado de ser feito, pois exigia um tempo maior a ser realizado devido à verificação de dados para confirmar se estavam corretos ou não.

O que é FGTS digital?

Conteúdo

Com a manutenção em produção pela SERPRO, o FGTS digital facilitará o processo de arrecadação, fornecimento de dados tanto dos colaboradores quanto empregadores e melhorar tanto na questão de cobrança quanto do lançamento de valores do pagamento.

O que é FGTS digital?
Fonte/Reprodução: original.

A inserção do FGTS digital para uso de empregadores se encontra no controle do SIT, STRAB e o MTP. As modificações realizadas tornarão a vida de quem contrata mais prática, menos demorada e ágil ao invés de ter que procurar pelos dados manualmente dos funcionários.

É um controle eficiente das informações, garantirá que os pagamentos aconteçam no tempo certo e que se confirme se os débitos estão realmente quitados ou não.

Como funciona o FGTS digital?

O FGTS digital funciona para tornar todo tipo de processo mais simples na hora de coletar os dados de colaboradores, de criar guias e garantir que as informações das pessoas fiquem protegidas.

Além disso, o FGTS digital que está interligado ao eSocial permite que os empresários não precisem fazer o trabalho redobrado. Possibilita que o contratante emita guias rapidamente, verifique extratos de pagamentos já realizados e se existem débitos que ficaram abertos.

Se antes os empregadores tinham que fazer o serviço com inúmeras burocracias pelo meio do caminho, com ajuda do FGTS digital, os principais processos dos quais realizavam antes se tornaram mais práticos. Tudo o que a empresa precisa para saber se está tudo certo se encontra a dois cliques de distância.

Qual é a vantagem do FGTS digital?

Com o FGTS digital o contratante tornará todo o trabalho online e automatizado, portanto, terá maior agilidade no momento de trabalhar com o que precisar e economizará o dobro de tempo.

O que mais chama atenção do FGTS digital é que haverá a inserção de dois ambientes para facilitar o trabalho. Ou seja, com o eSocial junto do Fundo de Garantia, você terá todas as informações de que precisa junto dos seus colaboradores e evitará fazer um trabalho mais cansativo e demorado.

Em questão de segurança, com ajuda do FGTS digital, as informações dos seus funcionários ficarão sempre protegidas. Os dados serão totalmente transparentes, o que gera confiabilidade e grande facilidade ao acessar cada informe dos funcionários.

Como faço para acessar o meu FGTS digital?

Até dado momento, o FGTS digital se encontra em desenvolvimento, já que o seu contrato foi liberado no dia 22/12 de 2022. É questão de pouco tempo para que o SIT forneça o cronograma completo da plataforma para ajudar os empregadores.

Quem trabalhará na construção do FGTS digital será o SERPRO, que é uma empresa ligada ao governo e que atua no setor tecnológico de desenvolvimento, pois conta com uma base de dados rica e atuará em prol de fornecer um conteúdo prático a quem contrata.

O FGTS digital veio para facilitar a vida dos que devem contribuir ao Fundo de Garantia, que são os empregadores. Normalmente, o processo de pagamento é mais cansativo de ser feito mas com a inserção do PIX, se tornará mais fácil, prático e menos cansativo de ser feito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.