FGTS emergencial: quais as vantagens e como solicitar?

0

O FGTS emergencial é um programa criado pelo Governo Federal para auxiliar a economia a girar durante o período pandêmico no qual o Brasil vivenciou, de 2020 a 2021. No entanto, nem todas as pessoas são passíveis de receber os valores, já que para isto é mais que obrigatório ter tido contrato CLT com uma empresa.

O que é FGTS emergencial?

Conteúdo

O FGTS emergencial surgiu durante a Pandemia de Covid-19, com o propósito de ajudar a fazer com que a economia do Brasil fosse movimentada. Essa foi uma das estratégias adotadas pelo Governo Federal, em busca de fazer com que a economia não parasse de girar.

O que é FGTS emergencial?
O que é FGTS emergencial. Fonte/Reprodução: original.

Normalmente, os valores costumam ser depositados diretamente na conta da Caixa Tem, que era o app no qual muitos brasileiros receberam as parcelas do Auxílio Emergencial durante o auge da Pandemia em 2020. 

Acontece que, diferentemente do que estamos acostumados, fazer a consulta e aguardar um período X para receber, os depósitos do FGTS emergencial eram feitos automaticamente para o beneficiário. Dessa forma, você teria direito de conferir os valores na hora e fazer o seu uso como bem quisesse.

Quais as vantagens do FGTS emergencial?

Usar o FGTS emergencial é vantajoso para que as famílias que careçam de um valor extra tenham um complemento na sua renda — que pode não suprir as necessidades do mês. No entanto, você terá a opção de não fazer nenhum saque e mantê-lo guardado, o que é acompanhado de muitas vantagens.

Neste caso, saiba que, diferente de outros estilos de investimentos que conhecemos, o FGTS emergencial não faz a cobrança sobre Imposto sobre Operações Financeiras e terá um rendimento muito maior que a própria poupança ou o CDB. 

Se você não estiver em um aperto financeiro neste final de ano, com certeza manter o FGTS emergencial guardado é a melhor escolha a ser feita antes de o prazo de uso expirar. Assim, você terá reunido uma quantia maior e conseguirá usá-la apenas quando achar conveniente e houver, de fato, uma necessidade.

Como solicitar FGTS emergencial?

Faça o acesso ao app do FGTS, realize o login com os seus dados da Caixa e clique em Saque Extraordinário FGTS para, em seguida, “Solicitar Saque” e confirmar a transação. 

Diferente do que se imagina, o FGTS emergencial é depositado automaticamente e você não precisa fazer a solicitação de absolutamente nada. Todos os trabalhadores CLT e que possuem limites disponíveis conseguirão receber os principais valores a que têm direito.

Claro que podem haver exceções, e você terá de fazer o passo a passo que explicamos acima para conseguir fazer a solicitação de saque do valor do FGTS emergencial, mas esse é um processo simples e rápido de ser efetuado.

Qual o prazo para solicitar FGTS emergencial?

O FGTS emergencial foi pago até o dia 15 de junho, mas permanecerá disponível para retirada dos valores até o dia 15 de dezembro de 2022. Dessa forma, se você foi pago no dia 8 de junho, o seu saque será feito a partir de novembro.

Caso você tenha recebido os valores no dia 15 de junho, saiba que esta data corresponde especificamente ao mês de dezembro. É interessante aguardar o prazo, deixar o dinheiro render e depois fazer o saque ou usá-lo como desejar.

Após o fim do prazo, o que acontece com o FGTS emergencial?

Se por algum motivo você não tiver usado o FGTS emergencial, o valor será devidamente corrigido e retornado à conta do FGTS. Pense que, dessa forma, você não perderá os valores a que tem direito e que continuarão guardados para serem resgatados futuramente.

No entanto, se você realmente quiser receber o valor, basta se atentar ao mês e fazer o saque antes que o período expire. Se já tiver usado todo o valor online — o que é mais prático graças às ferramentas contidas no Caixa Tem —, você não precisará sacar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.