FGTS extraordinário: o que é e como saber se tenho direito?
O FGTS extraordinário é um dos tipos de saques disponíveis do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para os trabalhadores registrados no regime CLT. Se você quer saber mais dessa modalidade de saque, continue nesse post para conhecer a fundo o FGTS extraordinário e se você tem direito a esse tipo de saque!
O que é FGTS extraordinário?
Conteúdo
Chamado de FGTS extraordinário, esse é um direito dos trabalhadores cujo pagamento teve início em abril deste ano, de acordo com a data de nascimento dos beneficiários.
É importante saber que não existe obrigatoriedade no saque do FGTS extraordinário, sendo uma decisão exclusiva do trabalhador. Caso você opte por não sacar, seu dinheiro continuará depositado na sua conta do FGTS para ser sacado em outra oportunidade.
Como saber se tenho direito ao FGTS extraordinário?
Se você quer saber se tem direito ao saque do FGTS extraordinário, é necessário baixar o aplicativo do FGTS ou acessar o site para realizar a consulta. Além disso, você também pode se dirigir até uma agência da Caixa Econômica e se informar no caixa eletrônico ou no atendimento.
E se eu não quiser sacar o FGTS extraordinário?
Caso o beneficiário não queira sacar o FGTS extraordinário, é necessário acessar o aplicativo e informar que não deseja receber o valor. Caso haja o crédito automático na Poupança Social Digital e não haja movimentação do dinheiro até o dia 15 de dezembro, o valor voltará para a conta do FGTS de forma corrigida e sem causar nenhum tipo de transtorno ao trabalhador.
Qual o valor do FGTS extraordinário?
O valor disponibilizado para o saque do FGTS extraordinário é de até R $1.000 por trabalhador. Caso o beneficiário tenha mais de uma conta do FGTS, o valor disponibilizado segue a ordem dos contratos de trabalho que já se encerraram, começando com a que tem um saldo menor disponível e aí parte para as demais contas.
Para que posso usar o dinheiro do FGTS extraordinário?
Como o dinheiro do FGTS extraordinário pode ser considerado como uma “grana extra”, ele pode ser usado para quitar algumas dívidas que possam ter sido feitas durante o ano.
Assim, é uma forma de poder quitá-las à vista e até mesmo conseguir descontos ou melhores condições de pagamento. Caso não tenha nenhuma dívida, esse dinheiro poderá ser investido de alguma forma que tenha um rendimento maior do que se deixasse parado na conta do FGTS.
O mais importante é entender a importância desse dinheiro e usá-lo de forma responsável, quitando dívidas ou garantindo um rendimento maior para ele.
Como posso sacar o FGTS extraordinário?
Após solicitar o saque do seu FGTS extraordinário, o dinheiro ficará disponível na sua conta Caixa Tem. A partir disso, você pode realizar movimentações pelo aplicativo, transferir para outra conta, realizar pagamentos ou ainda sacar diretamente no caixa eletrônico, ou casas lotéricas.
Qual o prazo para sacar o FGTS extraordinário?
O prazo disponível para solicitar o saque do FGTS extraordinário é até o dia 15 de dezembro. Até essa data, todos os trabalhadores que desejarem efetuar esse saque devem baixar o aplicativo e fazer os trâmites necessários para receber o dinheiro.
Agora que você já conhece mais do FGTS extraordinário e como você pode solicitá-lo, não deixe de ficar atento ao prazo deste saque para não perder essa oportunidade!
[…] patrimônio de referência também pode incluir direitos contratuais, como contratos de licenciamento, contratos de aluguel e contratos de […]