FGTS extrato analítico: o que é e como funciona?

0

O FGTS extrato analítico fica disponível para a consulta do trabalhador sempre que ele desejar. Assim é possível acompanhar todas as movimentações realizadas neste tipo de conta, na qual a Caixa Econômica é o agente operador. 

Compete à Caixa Econômica centralizar todos os recolhimentos, bem como manter e controlar as contas vinculadas a todos os trabalhadores. É importante ao cidadão acompanhar o FGTS extrato analítico, pois, por meio dele é possível verificar se todos os depósitos ocorrem corretamente. 

O que significa o FGTS extrato analítico?

Conteúdo

O FGTS extrato analítico é um tipo de relatório que mostra para o trabalhador as movimentações realizadas no fundo garantidor, mês a mês. O documento informa os depósitos realizados e as retiradas de saldo pelo indivíduo, quando é o caso de demissão, empréstimo ou financiamento imobiliário

O que significa o FGTS extrato analítico?
Fonte/Reprodução: original

Um relatório analítico é um documento completo, com movimentações detalhadas. Já o  sintético é aquele que avalia uma movimentação de forma resumida, sem entrar em muitos detalhes. 

Para que serve o FGTS extrato analítico?

‌O FGTS extrato analítico permite que o trabalhador acompanhe o saldo e o histórico de movimentações feitas na conta. Serve para o cidadão verificar quanto tem disponível no fundo de garantia, entre outras informações. 

Atualmente, existe a modalidade de empréstimo com garantia de FGTS, que também é demonstrado no FGTS extrato analítico. E informa o valor do saldo bloqueado e as parcelas que serão descontadas no mês de aniversário do trabalhador. As seguintes informações são fornecidas:

  • Movimentações por mês e ano;
  • Descrições das movimentações com suas respectivas datas;
  • Dados do trabalhador e empregador; 
  • Saldo total; 
  • Valor para fins rescisórios;

Pelo App do FGTS, o trabalhador pode aderir a opção de receber SMS a cada vez que ocorrer uma movimentação na sua conta. Assim, fica mais fácil e ágil acompanhar o saldo mês a mês. 

Posso consultar pela internet?

O cidadão pode consultar o FGTS extrato analítico pela internet, através dos seguintes canais: Aplicativo do fundo de garantia, internet banking da Caixa Econômica. A consulta também pode ser realizada presencialmente nas agências do banco.

Nesse último caso, é preciso que o titular tenha o cartão Cidadão com sua devida senha. Nas casas lotéricas e correspondentes bancários Caixa Aqui, também é possível consultar o saldo do FGTS. 

Para os empregadores, é possível utilizar o portal digital do FGTS, com login e senha do portal gov.br, para realizar e acompanhar as movimentações nas contas dos seus funcionários. É uma facilidade para as empresas ficarem em dia com suas obrigações do Fundo de Garantia do Trabalhador. 

Como fazer a consulta do FGTS extrato analítico?

‌Para ter acesso ao FGTS extrato analítico, o trabalhador deve fazer o download do aplicativo para o seu celular, realizar o cadastro se não tiver, e caso já tenha, acessar com usuário no qual é o CPF e senha. 

Se o cidadão tem conta no banco, com exceção do Caixa Tem, após realizar o login com seus dados, ele pode acessar o menu de FGTS para ver o extrato e as demais informações do seu fundo de garantia. 

O usuário que possui conta corrente na Caixa Econômica deve realizar um cadastro para acessar o internet banking pela primeira vez, caso o mesmo ainda não tenha o acesso. Ao abrir uma conta, o gerente fornece as informações necessárias para isso. 

Para saber mais sobre o FGTS extrato analítico e outras informações financeiras, o portal Financial Web traz diversos artigos para manter você informado sobre a economia e demais notícias do mundo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.