FGTS saque aniversario: como funciona e como sacar?

0

O FGTS saque aniversário é mais uma modalidade que os trabalhadores com registro CLT podem aproveitar para tirar um dinheiro extra! No caso desse tipo de saque em particular, é importante saber que, caso você o escolha, não poderá receber o FGTS em caso de demissão.

Quer saber mais sobre o FGTS saque aniversário? Acompanhe esse post e saiba como solicitá-lo!

Como funciona o FGTS saque aniversário?

Conteúdo

O FGTS saque aniversário garante ao trabalhador CLT uma maneira de tirar um valor da sua conta do FGTS anualmente, de acordo com o calendário de pagamento seguindo a data de nascimento de cada colaborador. 

Como funciona o FGTS saque aniversário?
Como funciona o FGTS saque aniversário. Fonte/Reprodução: original.

Esse tipo de saque é uma forma de receber, todos os anos, um valor que estava parado na sua conta do FGTS, mas fique atento: esse tipo de saque anula o saque de rescisão. 

Ou seja, caso o trabalhador seja demitido, ele não irá receber o valor, pois entende-se que ele já usufrui do benefício todos os anos.

Como sacar o FGTS aniversário?

Caso você queira optar pela modalidade de saque do FGTS, é necessário instalar o aplicativo do FGTS no seu dispositivo móvel. Nesse caso, a solicitação deve ser feita até o último dia útil do seu mês de aniversário. Caso ultrapasse esse período, o valor só estará disponível no ano seguinte.

Depois disso, é necessário conferir o calendário de saque para saber a data em que o dinheiro ficará disponível. Normalmente, quem opta pelo FGTS saque aniversário tem 3 meses para conseguir sacar o dinheiro: o mês de aniversário e os dois meses seguintes. Caso não haja movimentação, o dinheiro volta para a sua conta do FGTS.

Qual o valor máximo que posso sacar do FGTS aniversário?

Diferente do saque extraordinário, o FGTS saque aniversário tem um valor variável de acordo com o saldo disponível em sua conta somado a uma parcela adicional. Quanto maior o valor disponível em sua conta, menor a porcentagem disponível para saque.

Por exemplo, para contas que tenham até R $500,00, o saque disponível é uma alíquota de 50% e, nesse caso, não tem uma parcela adicional. Já se sua conta FGTS tem entre R $500,00 e R $1.000, você poderá sacar 40%, mais uma parcela adicional de R $50,00. Agora, se você tem mais de R $20.000, a alíquota é de 5% somado à parcela adicional de R $2.900.

Preciso ter conta no FGTS para sacar o FGTS aniversário?

Sim, caso você deseje optar pelo FGTS saque aniversário é necessário ter uma conta FGTS. Essa conta é criada de forma automática para todas as pessoas que trabalham registradas no regime CLT.

Para conferir o valor disponível na sua conta do FGTS, basta baixar o aplicativo e criar seu cadastro. Por lá, você consegue conferir os valores disponíveis, acompanhar os depósitos realizados pela empresa e os tipos de saques disponíveis para você!

Como faço para saber se tenho direito ao FGTS saque aniversário?

Todos os trabalhadores registrados no regime CLT têm direito a esse tipo de saque do FGTS. A única coisa que vai mudar é o valor do saque que, como já falamos anteriormente, depende do saldo disponível em sua conta.

Muitos trabalhadores brasileiros contam com o FGTS saque aniversário para sair do sufoco todos os anos. Mas é necessário entender o impacto que esse saque pode causar caso haja uma rescisão de contrato e usá-lo com responsabilidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.