Gestão de riscos: o que é e como funciona?

0

Ter uma filosofia de gestão de riscos é importantíssimo para uma empresa. Toda companhia precisa se certificar de que tem condições para atuar em uma situação onde as coisas “fogem do controle”. Estar sempre pronto para encarar algumas situações adversas que não foram planejadas mas que simplesmente ocorreram deve estar no DNA de qualquer empresa, gestão, gestor e até colaboradores. Venha entender mais sobre o assunto! 

O que é Gestão de riscos?

Conteúdo

Gestão de riscos é um conceito, uma estratégia, ou até mesmo uma disposição que se caracteriza pela capacidade de enfrentar situações que não foram planejadas, que saíram do controle ou até mesmo acidentes de qualquer natureza

Essa disposição é algo que deve estar intimamente ligado ao espírito de qualquer gestor ou administrador, aos empreendedores e líderes de uma empresa que devem estar preparados e ter sempre uma filosofia para encontrar a saída em qualquer situação adversa que apareça diante deles. 

O que é Gestão de riscos?
Fonte/Reprodução: original.

Os próprios colaboradores de uma empresa também devem ser educados para não se desesperar diante de algumas situações, e cada membro de uma equipe deve estar suficientemente preparado para encarar pelo menos os principais acidentes ao qual qualquer empresa está sujeita. E neste caso o exemplo arrasta, quando líderes e gestores têm essa disposição é natural que os outros funcionários imitem seus líderes. 

No mundo financeiro ter uma gestão de riscos também é importante, especialmente para investidores que se coloca em risco a cada investimento. Escolher bem seus investimentos é essencial, e estar sempre consciente de que um investimento pode dar errado é o primeiro passo para realizar uma gestão de riscos eficiente. 

Como funciona a gestão de risco?

Dentro de uma estrutura empresarial a gestão de riscos exige treinamento prévio muitas vezes. Então vale a pena investir em treinamentos que busquem orientar sua equipe para lidar com inúmeros problemas aos quais a empresa está sujeita em seu dia a dia. 

E para isso vale até mesmo treinamento a respeito de primeiros socorros, brigadas de incêndio, conscientização sobre segurança do trabalho, sobre segurança pessoal, e uma série de outras boas práticas. 

Como a gestão de riscos pode ajudar a minimizar os riscos empresariais?

Toda empresa está sujeita a riscos, e faz parte da gestão de riscos aprender a lidar com eles. Porém outro aspecto da gestão de riscos é todo um trabalho para prevenir os riscos. Isso mesmo! Os riscos também podem e devem ser prevenidos.

Uma boa gestão de riscos não apenas incentiva que toda equipe esteja pronta para lidar com situações inusitadas e por vezes desagradáveis, mas também para que essas situações nem mesmo aconteçam, ou aconteçam com menos frequência. 

Assim sua empresa terá uma dupla vantagem. Estará minimizando os riscos e ao mesmo tempo estará se colocando sempre a frente para que os riscos, caso aconteçam, não impactem necessariamente o modo como a estrutura da empresa funciona. 

Quais são as principais ferramentas e técnicas de gestão de riscos?

As principais ferramentas e técnicas da gestão de riscos envolvem treinamento para que os colaboradores, líderes e gestores estejam prontos para enfrentar as situações adversas e também para que toda a estrutura organizacional esteja preparada para lidar com essas situações. 

Investir em um programa que é rigorosamente seguido quando um acidente acontece é muito importante, assim há sempre um manual para lidar com inúmeras desses acontecimentos que podem pegar a empresa desprevenida. 

Planos de ação e fluxogramas de ação também são ferramentas praticamente indispensáveis para uma boa gestão de riscos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.