Gestão de investimentos: como funciona?

0

Realizar uma boa gestão de investimentos é fundamental para os investidores conseguirem atingir os seus objetivos. Ao contrário do que alguns pensam, a gestão dos investimentos vai muito além de apenas comprar e vender ativos.

Esse termo se refere também a criar estratégias e acompanhar o rendimento de todas as aplicações feitas. Por meio da gestão de investimentos, é possível ter um maior controle sobre as suas aplicações, obtendo também melhores resultados.

Neste post, entenderemos melhor o que é uma gestão de investimentos. Veremos qual o seu real objetivo e conheceremos também qual o papel do gestor de investimentos nesse processo.

Quais são os principais objetivos da gestão de investimentos?

Conteúdo

O objetivo de uma gestão de investimentos é ajudar o investidor a aplicar o seu capital em ativos que possam atender os objetivos ou necessidades do investidor. Por meio de uma gestão bem feita é possível traçar uma estratégia de investimento mais eficiente, que trará melhores resultados.

Sabemos que o mercado financeiro é muito vasto, com dezenas de ativos a disposição. Para obter bons resultados, o investidor precisa entender quais ativos atenderão melhor a sua necessidade atual e formar uma carteira de investimentos com os mesmos.

Quais são os principais objetivos da gestão de investimentos
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, o investidor pode investir nesses ativos no momento certo, e acompanhar os seus rendimentos. Porém, esse trabalho não é tão simples quanto parece, pois, exige um certo grau de conhecimento no mercado financeiro.

Para realizar esse trabalho de gerenciamento de investimentos e ajudar o investidor a atingir os seus objetivos, existe o gestor de investimentos. Vejamos como esse profissional pode otimizar a gestão de compra e venda de ativos.

Qual é o papel do gestor de investimentos?

Um gestor de investimentos tem como função elaborar uma carteira de investimentos, considerando o objetivo dos seus clientes. Além disso, um gestor de investimentos também é responsável por comprar ou vender os ativos da carteira que elaborou e acompanhar os seus resultados.

Assim, podemos dizer que esse profissional tem a função de potencializar os investimentos do seu cliente, aplicando o seu capital da melhor forma possível, analisando e decidindo a hora certa de realizar o investimento.

Como é feita a análise dos investimentos?

Um gestor de investimentos tem a liberdade de aplicar o capital do seu cliente em ativos como ações, commodities, imóveis ou títulos de renda fixa. Mas é claro que isso não é feito de forma aleatória.

Antes de realizar uma aplicação, o gestor verifica se aquele ativo vai de encontro com o objetivo do seu cliente. Além disso, o profissional também deve verificar a situação atual do mercado e as suas tendências, a fim de saber se aquele ativo pode realmente trazer uma boa lucratividade para o seu investidor.

Isso também varia conforme o trabalho que o cliente estabeleceu para o gestor de investimentos. Em uma gestão de investimentos ativa, o gestor tem total liberdade de analisar e fazer aplicações em diferentes tipos de investimento.

Já na gestão de investimentos passiva, o gestor não tem essa liberdade. O seu trabalho se limita a fazer aplicações em títulos pré-estabelecidos pelo investidor e acompanhar os seus rendimentos.

Quais são os critérios utilizados para selecionar os investimentos?

Como principais critérios para o gestor selecionar os investimentos, nós temos o objetivo e o perfil do investidor. Se o investidor tem mais aversão ao risco e deseja que o seu capital seja aplicado em investimentos com rentabilidade garantida, o gestor provavelmente optará por selecionar investimentos de renda variável.

Já para investidores com perfis mais arrojados e objetivos mais ousados, que visam conseguir uma maior rentabilidade, o gestor de investimentos selecionará investimentos mais arriscados, que podem trazer lucros maiores para o investidor.

Podemos concluir, então, que a gestão de investimentos possui uma importância fundamental para todo tipo de investidor, sejam eles mais arrojados ou conservadores, pois visam minimizar perdas e otimizar ganhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.