Quatro passos para uma gestão eficaz de riscos: confira!

0

Gestão eficaz de riscos é importante processo na tomada de decisões e execução de estratégias, para amenizar risco em uma organização. Seja por erro humano, falta de planejamento, aprenda como essa gestão pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa.

Porém, nesse contexto, mesmo que existam chances do seu negócio ser ameaçado, também existem oportunidades. Assim, a gestão eficaz de riscos ajuda a usá-los como oportunidades. Continue a leitura para entender este método!

Qual é a importância de uma gestão eficaz de riscos?

Conteúdo

Fato é que toda empresa está sujeita a ter riscos. Mas quando entendemos o que é a gestão eficaz de riscos e sua importância, é possível lidarmos melhor. Como, por exemplo, passar pelas ameaças, ou simplesmente sobreviver a elas.

Qual é a importância de uma gestão eficaz de riscos
Fonte/Reprodução: original

Seja em tempos de crise econômica ou outros problemas que afetam a economia no geral, a gestão eficaz de riscos é vital para a sobrevivência da organização.

Sobreviver a riscos significa sobreviver a impactos negativos! Conforme o ISO 9000, podemos dizer que a gestão eficaz de riscos controla o que é “efeito ou desvio da incerteza”.

Quais são os quatro passos para uma gestão eficaz de riscos?

Citamos aqui o período de pandemia dos últimos 2 anos, mas não tenha em mente somente este exemplo. Para te ajudar na gestão eficaz de riscos de sua empresa, aqui separamos 4 passos infalíveis! Acompanhe:

Identifique os riscos

Planejamento. O primeiro passo da gestão eficaz de riscos é se planejar. Isso permite que você conheça todas as possíveis ameaças.

Identificação. Com o projeto pronto, aplique a gestão eficaz de riscos planejada e os identifique. Eles devem ser apontados já no início do processo, porém, se tratando de riscos, eles podem chocar com o cronograma, afetar seu orçamento e o seu sucesso.

Lista dos riscos. Para isso, liste os pontos que devem ser controlados. Essa é uma alternativa, mas você os separar em riscos pontuais, como uma crise global, e em riscos contúnuos – exigem monitoramento frequente, como o perfil nas redes sociais por exemplo.

Analise e entenda

Identificou os possíveis riscos da empresa? O próximo passo da gestão eficaz de riscos é entender a fundo os verdadeiros furos e frestas.

Considere ao menos três pontos de análise na gestão eficaz de riscos:

  • probailidade;
  • severidade/impacto;
  • plano de ação/resposta.

A depender do nível do projeto, reúna toda a equipe ou somente os principais envolvidos para analisarem juntos.

Assim, indicamos alguns questionamentos interessantes da gestão eficaz de riscos e análise:

  • Qual é a probabilidade desse risco se revelar?
  • Qual é o impacto, caso o risco se concretize?
  • Isso irá atrasar o cronograma?
  • Nosso orçamento será afetado? E o nosso estoque?
  • Em caso de risco, qual será nosso plano de resposta?

Analise o que será prioridade para sua empresa, bem como para seus colaboradores. Nessa segunda etapa da gestão eficaz de riscos, não desanime se não conseguir responder a todas.

Afinal, açgo pode alterar no futuro e é importante realizar análises periódicas para a gestão eficaz de riscos.

Monitore

O terceiro passo da gestão eficaz de riscos concentra em monitorar as ameaças. Isso vai te impedir de ter surpresas desagradáveis.

Mantenha as informações atualizadas e as repasse para a equipe, como estar de olho nos dados da concorrência, mercado e segmento.

A situação do país e do mundo também deve ser discutida (com foco nos interesses da empresa, é claro), para uma gestão eficaz de riscos. Monitore, portanto, sua lista e registros de possíveis riscos.

Por fim, se você mantém a companhia atualizada, e combine para que todos tenham a cultura de colaboração. Na gestão eficaz de riscos, vale a participação dos membros que avistam um risco mas que às vezes não compartilham por falta se confiança. Pense nisso.

Reaja, dando a resposta adequada

Se for o caso de um risco se concretizar, é o momento de responder frente a ele. Para a gestão eficaz de riscos e sucesso da empresa, lembre-se que nem sempre riscos serão um problema.

Com o planejamento e os possíveis riscos identificados, sua equipe de projeto estará equipada para conter a adversidade.

Identificou a ameaça? Foque em erradicar o problema. Por outro lado, se encontrar uma oportunidade, trabalhe esse lance arriscado com.

Como podemos identificar os riscos que ameaçam o sucesso do nosso negócio?

Os riscos não estarão tão evidentes em todos os casos. É preciso observar o caminho antes de se chegar ao topo. Isso porque riscos poderão estar escondidos.

Uma dica de como identificar os riscos no seu negócio é mapear os possíveis perigos de cada setor, dados internos, os materiais que costumam estar em falta, o ambiente, e outros.

O mesmo vale para identificar riscos no seu negócio ao olhar para o seu segmento, as atualizações do mercado. Assim, a gestão eficaz de riscos também contribui para que você esteja antecipado com as tendências.

Converse com sua equipe para identificarem os riscos juntos.

Como podemos avaliar e gerenciar os riscos de forma eficaz?

Na gestão eficaz de riscos, procurar saber como identificá-los é um bom sinal de que a empresa se preocupa em ter sucesso.

O objetivo de agir com a gestão eficaz de riscos e saber como identificar os riscos, é reconhecê-los antes mesmo da organização passar por momentos de incerteza. E isso você fará com toda sua equipe de projeto se necessário.

Use a tecnologia a seu favor, com o acesso a softwares que otimizam estes 4 passos para gestão eficaz de riscos.

Além disso, quando você possui um bom relacionamento com seus fornecedores, colaboradores e clientes, a gestão eficaz de riscos te prepara para a resposta diante deles.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.