Giro de estoque: o que é e como funciona?

0

O giro de estoque é uma técnica e ferramenta utilizada por empresas para verificar a saúde do seu estoque, assim como a sua condição. Isso é extremamente necessário, uma vez que o estoque é algo que deve ser muito bem observado em uma empresa. Muitas pessoas não imaginam a complexidade que há atrás de um estoque. Hoje entenderemos mais sobre e como o giro de estoque nos fornece algumas informações necessárias a respeito do estoque. Confira! 

O que é um giro de estoque?

Conteúdo

O Giro de Estoque é uma forma que empresas têm de verificar a qualidade e status do seu estoque. Isso porque o estoque é algo complexo que deve ser acompanhado de perto. Por exemplo, uma informação interessante a respeito do estoque é que ele não deve ser nem grande e nem vazio.

Com isso queremos dizer que no estoque não pode nem faltar e nem sobrar. Se faltar, o estoque não conseguirá fornecer o produto para seus clientes. E se sobrar, a mercadoria ficará desorganizada no estoque e estará a mercê de sofrer todo tipo de estrago como perder a validade, e até mesmo estragar em um depósito. 

O que é um giro de estoque
Fonte/Reprodução: original

O giro de estoque também analisa a qualidade do estoque, verifica a integridade do produto e sua qualidade, e relaciona com as necessidades da empresa e as necessidades dos consumidores. 

Claro, outros aspectos também devem integrar uma análise mais ampla e serem combinados com as informações que o giro de estoque apresenta para que uma empresa de fato conheça toda a sua estrutura mercadológica.

Por exemplo, uma empresa deve ter em mente a quantidade da sua demanda, a forma como seus clientes costumam pedir e solicitar seus produtos, e outros aspectos importantes. 

Além disso, uma empresa também deve ter em mente alguns aspectos sobre seus próprios produtos, onde estão sendo armazenados e quais são os cuidados referentes a sua organização, a sua manutenção e outras informações que integram uma análise mais completa e integral. 

Como funciona um giro de estoque?

Como vimos, o giro de estoque é uma ferramenta, e ele pode ser integrado à diversas análises. Por si só o giro de estoque fornece apenas números que podem não significar muito se não forem levados até a realidade da empresa e então interpretados à luz de outras informações. 

Quais são os fatores que afetam o giro de estoque?

Fatores como local onde o produto é armazenado, demanda que a empresa tem rotineiramente, a qualidade do produto, a variedade do produto, componentes do produto, transporte e muitos outros acabam afetando o giro de estoque e a sua análise. 

E claro, o estoque em si também está sujeito a ser afetado por diversos outros problemas, como desorganização, transporte inadequado ou realizado de maneira inadequada, falta de comprometimento da empresa, e por aí em diante. 

Tudo isso é importante para que a análise do giro de estoque seja realmente relevante para a empresa. 

Como é calculado o giro de estoque?

O giro de estoque é calculado utilizando uma fórmula simples, fácil de ser replicada por praticamente qualquer empresa. A fórmula do cálculo do giro de estoque é: 

  • Resultado do giro de estoque = vendas / média do estoque.

Esta é a famosa fórmula matemática do giro do estoque. Mas lembrando, tudo isso deve ser considerado no contexto da empresa, considerando demanda e outras informações como sazonalidade e temporadas onde as vendas acabam aumentando ou estão sendo previstas para serem aumentadas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.