Gross up: o que é?

0

Gross up é um termo do mercado financeiro, que recebeu muitas discussões nos últimos tempos, por se mostrar uma ótima técnica para comparação de ativos de renda fixa devido a sua praticidade e precisão.

Entretanto, o que seria Gross up? Já que o hábito de realizar comparações é tão essencial para investidores, é interessante utilizar uma técnica que proponha um aumento de precisão nessa área?

Neste artigo, buscamos nas melhores fontes a definição dessa técnica, seu cálculo e a maneira que investidores utilizam desse conceito para garantir a estabilidade de sua carteira de investimentos para trazer para você, veja a seguir!

O que é um gross up?

Conteúdo

De maneira direta, gross up é uma técnica utilizada por investidores que incidem impostos imaginários sobre ativos de renda fixa e alguns fundos de investimento que não possuem tributações. Isso é feito com o objetivo de poder comparar esses ativos não tributados com outros que são tributados.

O que é um gross up
Fonte/Reprodução: original

No mercado da renda fixa, existem muitos títulos disponíveis com rentabilidades diferentes que costumam atrair muito os investidores caso tenham altas chances de rendimento, ou deixá-los em dúvida. Porém, a ação ou não de impostos faz toda a diferença para o rendimento final do ativo.

Em resumo, o cálculo do Gross up permite que o investidor possa comparar diferentes tipos de aplicações, com e sem tributações, na mesma balança, e avaliar a rentabilidade para escolher a melhor opção.

Como é feito o cálculo do Gross up?

Com o entendimento da definição de Gross up, vamos mostrar como calcular esse valor através da expressão:

  • Rendimento Gross up = Rendimento bruto: (1 – Imposto de Renda).

O rendimento bruto geralmente se tem no investimento, portanto, o ponto que precisamos explicar para entender essa equação matemática é sobre a tabela do imposto de renda (IR), fator que determinará o denominador da divisão.

O valor da alíquota é de 22,5 % para investimentos com menos de 180 dias e cairá até chegar em 15% do IR quando o tempo for superior a 720 dias. Vale lembrar que o imposto de renda deve ser escrito em decimal (divida o valor encontrado do IR por 100) para poder realizar a subtração por 1 no cálculo. Confira uma lista de alguns ativos que não possuem tributações que se podem calcular o Gross up:

  • LCI;
  • LCA;
  • CRA;
  • CRI.

O resultado que se obter da conta precisa ser multiplicado por 100 para ser fornecido o valor da rentabilidade do ativo ou fundo escolhido em porcentagem. Com todos esses dados, você ainda pode se perguntar qual seria a utilidade do Gross up? É sobre esse tópico que vamos nos aprofundar a seguir.

Qual o objetivo de um gross up?

O principal objetivo do Gross up é permitir que o investidor tenha maior segurança em suas aplicações através da comparação da rentabilidade de ativos, que têm impostos incididos com outros que estão isentos, o que torna as chances de sucesso no mercado maiores.

Isso também permite que o investidor analise se a sua carteira poderia apresentar uma rentabilidade melhor, caso fosse mais diversa ou tivesse uma aplicação em outro investimento.

Como um gross up afeta o valor final de um pagamento?

Por último, cabe comentar que o Gross up mostra como o valor final do pagamento de um investimento de renda fixa estaria se houvessem tributações inseridas nele e, consequentemente, se aquela aplicação vale à pena para o investidor. Logo, sempre que puder, utilize da técnica para verificar a validade de sua aplicação.

Você pôde compreender, a partir de todo o conteúdo do artigo, a importância e utilidade do Gross up para se fazer comparações entre os diferentes tipos de renda fixa não tributados. Continue a se atualizar com os vários conteúdos do mundo financeiro aqui neste site, e não deixe de compartilhar o artigo com seus companheiros das finanças!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.