Gustavo Loyola: quem é e qual sua importância!

0

Você conhece Gustavo Loyola? O economista brasileiro exerceu inúmeros papéis relevantes no Banco Central, a instituição encarregada de conduzir a política monetária do Brasil.

Nesse artigo, iremos conhecer a trajetória de Gustavo Loyola e a sua importância para o Brasil, além de entender o que ele faz atualmente. Vem com a gente!

Quem é Gustavo Loyola?

Conteúdo

Gustavo Loyola foi um dos economistas que mais influenciaram nos planos econômicos do Brasil. Ele, inclusive, foi eleito em 2014 o Economista do Ano e vem servindo de inspiração para diversos profissionais da área.

Ele se formou na Universidade de Brasília e concluiu o doutorado na Fundação Getúlio Vargas. Além disso, escreveu o livro Preços Relativos em um Processo Inflacionário, uma das obras de maior sucesso no meio econômico.

Quem é Gustavo Loyola
Fonte/Reprodução: Gustavo Loyola

Ademais, Loyola também ministra palestras sobre o cenário econômico brasileiro, tanto aqui no Brasil, quanto em outros países.

Loyola, ainda foi presidente do Banco Central do Brasil duas vezes, durante a presidência de Itamar Franco (1992 a 1993) e na presidência de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 1997). Durante esses mandados, o economista foi o responsável por implementar o plano real.

Qual a história do Gustavo Loyola?

Gustavo Jorge Laboissière Loyola nasceu na cidade de Goiânia, Goiás, em 19 de dezembro de 1952. Após ter ingressado na Universidade de Brasília (UnB) para estudar Engenharia Elétrica, ele se formou em economia na mesma universidade. Após isso, ele aprimorou ainda mais os seus conhecimentos econômicos através de um doutorado e um pós-doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre os anos de 1987 e 1989, Loyola trabalhou na empresa Planibanc, uma das Corretoras de Valores mais renomadas do estado de São Paulo. Em 1992, por meio de um convite do então presidente Itamar Franco, ele assumiu a presidência do Banco Central do Brasil, sendo o primeiro funcionário de carreira a alcançar o cargo e permanecendo nele até 1993.

Apesar disso, no ano de 1995 ele retornou ao seu cargo de presidente do Banco Central. Nessa época, Itamar Franco já não era mais presidente do Brasil e Loyola ganhou a confiança de Fernando Henrique Cardoso, o qual lhe concedeu a missão de reestruturar o sistema bancário brasileiro.

Entre 2003 e 2006, ele obteve novamente muito sucesso profissional, sendo empossado como presidente do Conselho Fiscal do Itaú.

Qual a importância do Gustavo Loyola para o Brasil?

Diante das informações já citadas nesse artigo, podemos ter uma ideia da importância de Gustavo Loyola para o Brasil. Isso porque, ele ocupou duas vezes a presidência do Banco Central, instituição de extrema importância para o país, sendo o primeiro funcionário de carreira a alcançar esse posto.

Durante a segunda passagem pela presidência do Banco, ele conseguiu contornar o seu maior desafio: encontrar maneiras de tornar o sistema bancário estável, uma vez que este encontrava-se desequilibrado, por causa das dívidas feitas pelo país após a implantação do Plano Real.

O que ele faz atualmente?

Atualmente, Loyola é um dos sócios da Tendências Consultoria Integrada, além de ajudar a gerir outras empresas do setor econômico. Além disso, ele ministra palestras no Brasil e no exterior sobre assuntos econômicos, incluindo a “economia em períodos de crise”, em que fala sobre suas estratégias adotadas durante as crises econômicas brasileiras.

Ademais, o seu livro Preços Relativos em um Processo Inflacionário continua sendo vendido em diversas livrarias. Essa obra tem ajudado muitos economistas que se inspiram em suas ideias e buscam evoluir na carreira.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você entender toda a trajetória desse renomado economista, o qual foi o responsável por uma grande reestruturação no sistema econômico brasileiro. Obrigado por ler e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.