Jorge paulo lemann: quem é?

0

Jorge Paulo Lemann, um dos principais nomes entre os investidores das Lojas Americanas, teve um grande prejuízo de milhões de reais em ações por conta do rombo bilionário na conta da rede de lojas.

No entanto, nosso foco não é falar sobre o prejuízo que o investidor teve, mas sim saber quem é Jorge Paulo Lemann, o que ele faz, como ele se tornou um empresário e investidor de sucesso e qual a importância dele para a economia do Brasil.

Quem é Jorge Paulo Lemann?

Conteúdo

Jorge paulo Lemann é um economista e também empresário suiço-brasileiro, Jorge nasceu no Rio de Janeiro na data de 26 de agosto de 1939. Ele possui grande participação financeira e empresarial em diversas áreas do comércio brasileiro, sendo um dos responsáveis pela fundação da Ambev e também da 3G Capital.

Quem é Jorge Paulo Lemann
Fonte/Reprodução: Jorge Paulo Lemann

O empresário participa como investidor em diversas empresas e comércios.No ano de 2019, a revista Forbes considerou o empresário o segundo homem mais rico do Brasil, tendo uma fortuna aproximadamente no valor de US $22,8 bilhões.

O que Jorge Paulo Lemann faz?

Jorge Paulo Lemann é atualmente o proprietário da Ab InBev, considerada a maior cervejaria do mundo, além disso o empresário é sócio da 3G Capital e possui o cargo de controlador de redes comerciais como Burger King, Tim Hortons e Kraft-Heinz.

O empresário com seus sócios de muitos anos, Beto Sucupira e Marcel Telles são bastante conhecidos por fazer grandes investimentos de sucesso através de ações no cenário do mercado internacional.

Qual a importância de Jorge Paulo Lemann para o Brasil?

Jorge Paulo Lemann tornou-se uma figura bastante importante para o Brasil devido sua visão empresarial e na sua maneira de inovar no cenário de investimento e socioeconômico.

Sem contar que com o grande crescimento de seus negócios como a Ambev tornaram o mercado brasileiro mais movimentado, o que gerou e ainda gera um grande fluxo de capital de giro através de suas empresas.

Como Jorge Paulo Lemann ficou rico?

Após ter trabalhado na Invesco e na corretora Libra, Jorge Paulo Lemann com seus sócios Jorge Carlos Ramos da Silva e Luiz Cezar Fernandes compraram o Banco Garantia. Banco no qual se baseava em uma ideia de meritocracia que funcionava da seguinte maneira: o banco pagava valores abaixo do mercado, no entanto, caso os funcionários batessem suas metas seriam pagos para eles bônus nos quais poderiam chegar ao valor de salários extras.

Foi através do banco que Jorge Paulo Lemann conheceu Marcel Hermann Telles e Carlos Alberto Sucupira, que se tornariam seus grandes sócios e com eles, no ano de 1982 eles comprariam as Lojas Americanas, que estava falindo por conta de uma gerência ruim. Para fazer o negócio se recuperar, os três buscaram mentoria de Sam Walton, o fundador do Walmart.

No ano de 1993 os três fundaram a GP Investimentos e no ano de 1994 venderam o banco Garantia para a Credit Suisse pelo valor de US$ 675 milhões, pois o banco havia sido afetado pela crise da Ásia.

No entanto, Jorge Paulo Lemann não foi afetado pela venda do banco, pois no ano de 1989 ele havia comprado a Brahma e deixado Telles no comando para desenvolver a empresa. Logo com o sucesso da Brahma, os sócios também compraram a Antártica, fundando a Ambev, que se tornaria uma das maiores fabricantes de cerveja.

No ano de 2004, a Ambev se uniu à empresa belga, Interbrew, se tornando a InBev. E em 2008 Jorge Paulo Lemann comprou também a empresa americana Anheuser-Busch, tornando a InBev a maior rede de cervejaria do mundo.

Como mencionado no início do artigo, com o recente rombo de R $20 bilhões nas contas das Lojas Americanas, o empresário Jorge Paulo Lemann teve um prejuízo de US $329 milhões, equivalente a aproximadamente R $1,68 bilhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.