Leilão reverso: o que é e como funciona

0

Você sabe o que é o leilão reverso? O leilão é um modo de comprar muito famoso e utilizado ao longo dos séculos. Muitas pessoas associam o leilão a artigos de luxo, artefatos históricos, obras de arte entre outros. Mas o leilão é na verdade só mais um modo de compra que pode ser utilizado em diversas situações, tal como uma compra a prazo, parcelada, permuta entre outras modalidades de compra e venda. 

Mas e o leilão reverso? Se as pessoas têm dúvidas profundas a respeito do leilão, quem dirá quanto ao leilão reverso! Pois bem, hoje iremos conhecer mais a respeito do leilão reverso, como ele funciona e quais suas características e vantagens. 

O que é o leilão reverso?

Conteúdo

Em um leilão normal um vendedor anuncia o seu produto em um intervalo de tempo determinado. Conforme o tempo passa, compradores dão seus lances, cada vez mais altos, esperando arrematar a compra. 

O item leiloado é de quem, neste intervalo de tempo, fizer o lance mais alto. É uma ótima forma de vender itens que não tem um valor específico, seja porque dentro das regras normais de mercado ele valeria menos do que a pessoa imagina, ou simplesmente porque não foi ela que produziu. 

Por isso o leilão é muito famoso para obras de arte, pois essas obras não tem um valor objetivo, mas sim relativo que é exatamente aquele que alguém está determinado a pagar por ela. Mas e leilão reverso? 

O que é o leilão reverso?
Fonte/Reprodução: original.

O leilão reverso é exatamente o contrário do tradicional. No caso é um vendedor que está anunciando suas vendas e disputando compradores com outros vendedores. O comprador está na posição que outrora era do vendedor, analisando os lances, mas esses lances são vendas.

E no caso, ao invés das vendas aumentarem de valor elas abaixam, obviamente. Os vendedores vão dando lances mais baixos a respeito da sua mercadoria, tudo para conquistar o comprador. É realmente interessante! Um tipo de venda muito diferente de qualquer outra. 

Como funciona o leilão reverso?

Geralmente um leilão reverso funciona por meio de alguma plataforma ou aplicativo online. Na verdade, esse método de funcionamento não é novidade para leilões, inúmeros leilões tradicionais já funcionam por métodos digitais. 

Seja como for, o leilão reverso também funciona exatamente assim, os vendedores e fornecedores de um mesmo produto se reúnem na plataforma e vão dando descontos em seus produtos que são analisados pelo comprador e por fim, são vendidos no final da operação. 

Como fazer um leilão reverso?

Para fazer o leilão reverso basta procurar uma dessas plataformas e ambientes virtuais e realizar o seu cadastro. No caso, o mediador dos lances e do leilão reverso é o comprador, que vai analisar os lances por meio das ferramentas da plataforma. 

Ganha aquele que fizer o último lance com o menor preço. É um método totalmente novo de fazer vendas e de comprar. 

Como funciona o leilão reverso do eConsig?

A eConsig é uma plataforma digital que está disponibilizando a ferramenta para leilões reversos, então se você procura participar de um, essa pode ser sua chance! 

Basta se cadastrar na plataforma, estar habilitado na ferramenta e a cada leilão reverso novo você será informado para participar. O leilão reverso é uma excelente forma de economizar em compras e também para filtrar novos fornecedores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.