O que é um business intelligence?

0

O Business Intelligence é um processo muito eficaz que pode ajudar um gestor a tomar melhores decisões para o seu negócio. Cada um dos dados que uma empresa possui, são valiosos. Porém, se forem analisados individualmente pode ser que eles não ajudem tanto quanto deveriam.

Por isso é importante entender como funciona o Business Intelligence, processo que capta e analisa os dados de forma precisa, ajudando a controlar melhor o seu negócio. Se quer entender mais sobre como funciona esse processo, continue lendo este texto, onde veremos também alguns exemplos práticos de Business Intelligence.  

O que é um business intelligence?

Conteúdo

O Business Intelligence pode ser definido como um processo, que por meio da tecnologia, realiza a captação e análise de vários tipos de dados. Podendo ser usado para diferentes objetivos, os mais comuns são obter mais assertividade e velocidade na tomada de decisões. 

O que é um business intelligence?
O que é um business intelligence. Fonte/Reprodução: original.

O processo do Business Intelligence é feito com várias ferramentas, que podem apresentar os resultados obtidos de formas diferentes como mapas, gráficos ou relatórios analíticos. Normalmente as ferramentas usadas no Business Intelligence são as seguintes:  

  • Data Warehouse
  • Ferramentas de visualização 
  • Data Mining
  • ETL (Extract, Transform, Load) 

Por meio desse processo os dados são captados, armazenados, minerados e por fim apresentados para os gestores. Vamos entender melhor para que serve um Business Intelligence. 

Para que serve um business intelligence?

Podemos dizer que o Business Intelligence serve para dar uma visão melhor da empresa ao gestor. Com os dados obtidos na análise, é possível saber em que aspectos a empresa está indo bem e em quais precisam melhorar. 

Dessa forma, é possível criar melhores estratégias e tomar decisões mais eficazes, que possam aumentar o sucesso da empresa. Por exemplo, digamos que o gestor tenha que tomar uma decisão importante que afeta o orçamento da empresa. Essa situação poderia gerar indecisão e deixar o gestor confuso. 

Com o relatório do Business Intelligence nas mãos, o gestor terá uma visão mais precisa da situação atual da empresa e de como a sua decisão irá afetá-la. Assim, é possível tomar uma decisão precisa de forma rápida, tendo como base dados exatos. 

Business intelligence: qual a importância?

Tomar uma decisão tendo como base apenas a sua intuição é perigoso, e pode acabar prejudicando a sua empresa. Por isso, é preciso ter dados exatos que irão lhe ajudar a decidir o que fazer com base em fatos e não em achismos. 

Essa é a importância do Business Intelligence. Esse processo lhe dá um panorama completo sobre a situação atual da sua empresa, e ainda te ajuda a tomar decisões que beneficiam o seu negócio. Vamos conhecer alguns exemplos práticos de Business Intelligence. 

Exemplos de business intelligence?

A Toyota é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. A sua empresa nos EUA sofria com um problema de gestão de dados. Isso estava prejudicando toda a empresa que não conseguia controlar esses dados, se tornando incapaz de criar  estratégias.  

A Toyota decidiu então usar o Business Intelligence. Resultado? Diversas novas técnicas de análise e armazenamento de dados foram criadas na empresa. Os dados obtidos ajudaram a empresa a melhorar o seu fluxo de funcionários e reduzir os custos de fabricação dos auto O Itaú tem crédito para mim?móveis, obtendo um espantoso retorno de investimento de 506%! 

Exemplos de business intelligence?
Exemplos. Fonte/Reprodução: original.

Outro bom exemplo é o da TNT, uma das maiores transportadoras do mundo. Essa empresa utilizou o Business Intelligence para obter dados que a ajudaram a aumentar a velocidade das suas entregas, prevendo falhas e situações que poderiam atrasá-las. 

Esses são apenas alguns exemplos, já que atualmente o Business Intelligence é considerado peça chave para centenas de empresas pelo mundo. Portanto, implementar o Business Intelligence, pode lhe trazer bons resultados que irão aumentar o sucesso da sua empresa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.