post

A reforma tributária já é assunto no Brasil a bastante tempo e é do conhecimento de todos o debate sobre esse assunto. Devido aos altos valores cobrados apenas de impostos uma reforma está sendo analisada para que o sistema tributário brasileiro seja um pouco mais justo já que representam um enorme peso financeiro na vida das pessoas físicas e jurídicas e a cada novo ano seu valor só faz crescer.

Primeiramente, o que é a reforma tributária?

A reforma tributária nada mais é do que uma mudança nos impostos cobrados sobre seus contribuintes afim de atingir algum objetivo. Nesse caso a reforma tributária vem com o objetivo de reduzir burocracia, aumentar a eficiência na arrecadação e ser um processo mais transparente. A proposta de reforma traz benefícios ao estado que pode começar a arrecadar mais e melhor enquanto a população começa a ter acesso sobre a gestão desse dinheiro de forma mais clara.

Com a reforma tributária irá haver uma redução da tributação a pessoa jurídica fazendo com que aumente a competitividade das empresas. Essas empresas irão passar a serem menos taxadas por suas atividades e ainda vão poder contar com a eliminação Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) que incide sobre a indústria.

O Imposto de Renda também vem sendo anunciado que passara por mudanças. A reforma seria eliminar algumas deduções que são autorizadas, como despesas médicas e educação. Para compensar a eliminação desses dois pontos o governo garante reduzir o valor do imposto de renda e reduzir a alíquota de 27% para 25%.

Diante disso é importante ficar atento a toda e qualquer movimentação e informação a respeito do imposto de renda, como por exemplo a declaração do Imposto de Renda e a tabela do Imposto de Renda 2022 que já se aproxima.

Para quem não possui direito a isenção do IR anualmente os contribuintes devem declarar seu Imposto com o intuito de informar seus ganhos que será utilizado como uma forma de controle e administração do crescimento patrimonial dos brasileiros.

Os contribuintes devem declarar por meio do Imposto de Renda seus gastos do ano anterior durante um prazo que geralmente fica entre os meses de março e abril. Essa declaração pode ser feita por contadores e mais recentemente passou a ser possível sua realização pelos próprios contribuintes através do portal oficial da receita federal onde apenas será necessário informar os dados pedidos e realizar o envio do documento, estando assim de acordo com a Receita.