Profissão do contador: por que a sua profissão será extinta?

3

A profissão do contador é fundamental para que uma empresa funcione bem. Afinal, o contador tem a responsabilidade de cuidar das questões financeiras, patrimoniais e tributárias de uma empresa. Porém, algumas pessoas estão supondo que daqui a alguns anos a profissão do contador irá acabar. Será que isso é verdade? 

Nesse texto, iremos entender como funciona a profissão de um contador, qual a sua origem, os benefícios que ele pode trazer e também a sua importância no contexto empresarial. Quer saber mais sobre a profissão de um contador? Então acompanhe o texto até o fim e tire todas as suas dúvidas. 

O que é um contador?

Conteúdo

A profissão do contador envolve cuidar de tudo que abrange a parte financeira de uma empresa. Para exercer a profissão de um contador, é preciso ser formado no curso superior de ciências contábeis. 

O que é um contador?
Contador. Fonte/Reprodução: original.

Ao obter essa formação, o indivíduo se torna um profissional capacitado para assumir as áreas financeiras de uma empresa. Antes disso, é necessário ser credenciado pelo conselho regional de contabilidade, o CRC. 

Qual a origem do contador?

A origem da profissão do contador é muito antiga, vinda de milhares de anos atrás. O comércio era uma prática comum nas principais cidades da antiguidade. Com o avanço da classe mercantil, notou-se que era preciso ter alguém que registrasse todas as transações envolvendo a venda ou troca de bens.

Além disso, o homem também pensava em formas de aumentar as suas posses, e não era fácil fazer isso apenas memorizando todas elas. A partir daí, surgiu a profissão do contador para atender a essas necessidades. 

Existem registros de 2.000 a.C. em que um contador, chamado de escriba naquela época, registrou todos os negócios feitos pelo governo egípcio. Com isso, já podemos ter uma noção da importância da profissão do contador, visto que é uma profissão milenar.  

Quais os benefícios de usar um contador?

A profissão de um contador pode trazer vários benefícios quando usada em uma empresa. Um dos maiores benefícios é a organização financeira que a profissão do contador proporciona para a empresa. 

Com o contador organizando a parte financeira e suas burocracias, é possível criar melhores estratégias para aumentar os lucros da empresa. Além disso, a profissão de um contador também traz mais tranquilidade para a empresa, garantindo que todas as leis serão cumpridas. 

Qual a função de um contador?

Um contador tem a função de acompanhar todas as transações de uma empresa, do momento que abre até o que encerra. Mas a profissão de um contador não se restringe só nas empresas, podendo atuar também no ramo de auditorias, perícias, mercado de seguros, entre outros. 

A profissão de um contador pode ser autônoma, trabalhando para várias empresas em simultâneo, construindo o seu próprio escritório para atender ao mais variado tipo de cliente ou trabalhando fixo para uma única empresa. 

Qual a sua importância?

Ao analisarmos todos esses pontos podemos ver a importância que tem a profissão de um contador. Ele garante mais segurança e tranquilidade para a sua empresa, organizando toda a parte financeira e cumprindo todas as obrigações fiscais. 

A profissão do contador pode ser extinta?

Claro que não! Com o avanço da tecnologia é normal que algumas profissões acabem mudando um pouco, mas isso não quer dizer que elas irão acabar. Em vez de substituí-los, a tecnologia torna o trabalho desses profissionais mais prático e eficiente. 

Sendo assim, a profissão do contador deve, sim, continuar existindo. Se quer investir nessa área, pode fazer isso tranquilamente, pois em vez de deixar de existir, essa profissão deve continuar evoluindo e sendo facilitada pelos desenvolvimentos tecnológicos.

3 Comentários
  1. […] sales manager precisa fazer o recrutamento e ajudar esses profissionais a desenvolver suas habilidades de vendas. O treinamento ocorre de forma coletiva, mas ele também […]

  2. […] aos alunos do ensino fundamental de uma municipal, pois quem faz isto são sempre as prefeituras. O governo cuida apenas das escolas estaduais, ou seja, que pertencem ao estado no qual você […]

  3. […] os produtos desse país, em superávit, perdiam a competitividade no mercado internacional. Isso permitia a volta do equilíbrio na economia internacional, visto que ocorreria […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.