Quais as taxas bancarias que são cobradas?
As taxas bancárias são cobranças que os bancos podem realizar por determinados serviços que não estejam cobertos pelo plano. Uma bem comum é a anuidade do cartão de crédito, cobrada em parcelas mesmo que o cartão não seja utilizado.
Por outro lado, alguns bancos já oferecem planos simples e sem taxas abusivas por serviços comuns, como saques, transferências e cartão de crédito. E com o PIX, muitos serviços deixaram de ser utilizados, e isso possibilitou planos mais baratos com serviços muito importantes.
Por que os bancos cobram taxas?
Conteúdo
As taxas bancárias são a forma de cobrança por serviços dos bancos. Alguns definem que serviços específicos não são taxados dependendo do plano escolhido ou simplesmente para serem atraentes a novos clientes, entretanto, alguns cobram por serviços simples como transferências, saques e outras movimentações.
Taxas que os bancos não podem cobrar
Apesar de as taxas bancárias serem a maneira que o banco cobra seus clientes por seus serviços, eles não podem cobrar por tudo, então é bom ter conhecimento de quais são esses serviços previstos por lei que não podem ter taxas bancárias:
- Acesso à conta por aplicativos ou sites;
- Cartões de transação direta (débito);
- Até 4 saques por mês;
- Extrato anual consolidado;
- Até 10 folhas de cheque ao mês;
- Depósitos à vista.
Esses serviços e outros têm gratuidade prevista em lei que você pode conferir em detalhes no site oficial do Banco Central. A ultrapassagem dos mesmos ou outros serviços, podem ser taxados conforme o contrato do banco.
Quais são as taxas cobradas?
E se existem as taxas bancárias que por lei não podem ser cobradas, os bancos cobram outras mais populares e podem ser cobradas com valor variável do contrato ou plano escolhido.
Anuidade do cartão de crédito
Umas das mais populares e que já não vem sendo cobrada por novos bancos, a anuidade do cartão de crédito é uma taxa bancária, normalmente cobrada em parcelas fixas por um período do ano ou de uma vez só.
Alguns bancos não cobram para se ter uma conta com cartão de crédito, então incluem a anuidade como uma taxa mesmo que o cartão não seja utilizado.
Transferência por TED
O TED é uma taxa bancária que também já foi muito mais utilizada para cobrar por transferências entre contas do mesmo banco ou diferentes. A taxa também era para cobrir a velocidade da transferência (já que ainda não existia o PIX), permitindo que qualquer valor fosse transferido no mesmo dia desde que realizado até as 17h.
Manutenção de conta
Essa é uma das mais simples taxas bancárias, a de manutenção de conta é o pagamento mensal para que sua conta possa ser utilizada, como uma mensalidade para usufruir dos serviços bancários. Essa é outra taxa que bancos mais novos não utilizam, porém, ainda existem planos com ela.
Saque
Essa taxa só pode ser cobrada caso o cliente ultrapasse 4 saques em um mês, segundo a lei de proteção que citamos anteriormente. Nesse caso, os clientes ficam atentos ao seu limite para evitar sacar muitas vezes no mesmo mês e entrar na taxa bancária por ultrapassar o máximo grátis.
O que fazer caso não queira pagar as taxas?
Pagar as taxas bancárias pode ser um custo incômodo por serviços simples; por isso, é importante analisar quais bancos cobram taxas por serviços que você vai utilizar e quais oferecem planos caros com coisas que você não precisa.
Lembrando das gratuidades definidas em lei e que cada banco tem sua gestão de taxas, é importante ver o que se enquadra nas suas necessidades. Alguns bancos já são feitos para clientes mais simples que utilizam poucos serviços, e sua utilização pode sair gratuita mesmo com cartão de crédito.
Conhecer quais taxas podem ser cobradas e quais os motivos para as mais comuns é um importante passo para economizar e evitar ultrapassar os limites.
O ideal é que se leia bem as propostas de cada banco e plano, assim é possível ter o que precisa sem pagar muitas taxas e com serviços inclusos. Se o seu plano já tem muitas taxas bancárias, procure seu gerente para uma atualização e ouça as propostas mais baratas.
[…] de cinco anos e a dívida deixar de aparecer no Serasa, a dívida continuará registrada no Banco Central em seu Serviço de Informações de Crédito, ainda pode ser consultada pelas […]
[…] análise de empréstimo online pode variar conforme a financeira. Normalmente essa análise é feita com base no score do consumidor, pois a empresa financeira […]