Refinanciamento de veículo: como funciona?

0

‌O refinanciamento de veículo é uma modalidade de crédito facilitada para quem possui carro ou moto. Esse tipo de empréstimo exige alguns requisitos do proprietário, mas, ainda assim, é um dos mais fáceis de adquirir no mercado. 

Além disso, os juros aplicados são diferenciais mediante outros tipos de empréstimos, já que um bem é colocado como garantia. E, por isso, é necessário entender como funciona essa modalidade e quais os seus benefícios.

Como funciona o Refinanciamento de veículo?

Conteúdo

O dono de um carro ou moto ao contratar o refinanciamento de veículo, coloca seu bem como uma garantia para pagar o empréstimo. A financeira analisa o automóvel e informa qual o valor máximo que o dono pode adquirir.  

Como funciona o Refinanciamento de veículo?
Fonte/Reprodução: original

Em geral, as financeiras exigem que o carro tenha no máximo 10 a 12 anos de fabricação, algumas exigem tempo menor ou maior, isso varia de acordo com cada credora. Além disso, algumas empresas oferecem o refinanciamento de veículo mesmo que o carro esteja financiado, neste caso, é preciso que o proprietário tenha pago ao menos 50% da dívida. 

Após aceitar e assinar o contrato, o proprietário deve se dirigir ao Detran do seu estado, para fazer uma vistoria e adicionar um gravame no documento do carro, para que o mesmo fique alienado. Após quitar o empréstimo essa anotação é retirada, nesse caso a própria financeira faz isso, sem precisar que o dono se locomova novamente ao Departamento de Trânsito. 

Quais os benefícios do Refinanciamento de veículo?

O empréstimo conta com juros menores, uma vez que o carro fica como garantia e a financeira pode fazer uma busca e apreensão caso a pessoa não faça os devidos pagamentos conforme o contrato. 

Esse é o principal benefício, o empréstimo sai mais barato que outras modalidades. Outras vantagens são a facilidade na aquisição e prazo para pagamento, com possibilidade de atender pessoas negativadas e ter até sessenta meses para quitar a dívida. 

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa que tenha um carro ou moto em seu nome pode fazer o refinanciamento de veículo, ainda que esteja negativado. Vale ressaltar que multas e impostos atrasados podem ser um empecilho. 

Apesar de que muitas credoras liberam o refinanciamento de veículo se não existir uma quantidade grande de multas ou IPVA em atraso. Tudo isso depende da análise da financeira sobre o histórico do automóvel. Em regras gerais, os requisitos para fazer esse tipo de empréstimo são:

  • O veículo precisa estar no nome do solicitante;
  • A idade do carro deve atender o requisito da credora (10 anos, 12, etc);
  • O carro deve apresentar bom estado de conservação;
  • Para passar na vistoria do Detran, o carro precisa estar com itens básicos funcionando, farol, pneus, etc;
  • A documentação do carro deve estar em dia, de preferência com multas, licenciamento e IPVA quitados; 
  • Em primeiro momento, a financeira pode solicitar fotos do veículo para fazer a análise de crédito. 

Para quem deseja fugir de juros altos essa é a opção ideal. É válido observar que se o devedor não cumprir com o pagamento das prestações, a credora pode solicitar a apreensão do veículo. 

Como solicitar o Refinanciamento de veículo?

Para solicitar o refinanciamento de veículo, o interessado deve procurar uma financeira e fazer uma simulação. Isso pode ser feito tanto presencial como online. O solicitante deve contactar a empresa demonstrando interesse no empréstimo. 

A credora inicialmente fará uma análise, se o perfil da pessoa for aprovado, a mesma apresentará as opções de valores, prazos e fará uma sequência de perguntas, para formalizar um contrato. 

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de empréstimo interessante para quem precisa de dinheiro para fazer algo em específico, tem um carro em seu nome e deseja pagar menos juros. 

No portal da Financial Web, você pode saber mais sobre essa modalidade de empréstimo e outros assuntos sobre finanças, bancos, comércios, FGTS, entre outros assuntos relevantes.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.