Refinanciamento de Veículos: como usar?

0

Se está procurando uma modalidade de crédito que lhe ofereça bons prazos de pagamento e baixas taxas de juros, pode optar pelo refinanciamento de veículos. É um tipo de empréstimo com garantia, nessa modalidade o consumidor deve oferecer o seu veículo ao banco ou instituição financeira para garantir que a dívida será quitada.

Sabemos que as coisas não estão fáceis e um empréstimo com boas condições de pagamento pode ajudar na organização de sua vida financeira. Quer saber mais sobre o refinanciamento de veículos? Então continue a leitura para saber o que é, como funciona e quais as vantagens desse tipo de empréstimo.

O que é o Refinanciamento de Veículos?

Conteúdo

Você provavelmente já ouviu falar do empréstimo com garantia de bens, onde o contratante deve oferecer um bem de valor como garantia para o banco. Em um refinanciamento de veículos o bem oferecido deve ser um automóvel. 

O que é o Refinanciamento de Veículos? 
Para que serve. Fonte/Reprodução: original.

Caso o empréstimo não seja pago, o banco pode tomar o veículo do contratante do empréstimo. Basicamente você vende o carro ao banco e quando a dívida é quitada você o compra novamente, daí vem o termo refinanciamento. Porém, é possível continuar usando o veículo normalmente. 

Para que serve o Refinanciamento de Veículos?

Um refinanciamento de veículos serve para obter um empréstimo com melhores condições de pagamento e menores taxas de juros. Por ter o veículo como garantia, o risco de inadimplência torna-se menor para o banco, que facilita a disponibilização do empréstimo e melhora as condições de pagamento. 

Quais as vantagens do Refinanciamento de Veículos?

A principal vantagem do refinanciamento de veículos são os juros reduzidos dessa modalidade de crédito e os prazos de pagamento que são bem maiores do que os dos outros tipos de empréstimos.

Outra vantagem do refinanciamento de veículos é a liberdade que você terá com o dinheiro, pode usá-lo para o que preferir, diferente de outros tipos de empréstimo onde você deve especificar onde irá usar o dinheiro. Além disso, é possível continuar usando o veículo normalmente enquanto ele estiver alienado ao banco. 

Desvantagens

Já a desvantagem do refinanciamento de veículos é que se as parcelas do empréstimo não forem pagas, o banco tem o direito de tomar o veículo. Portanto, antes de fazer um refinanciamento de veículo é bom se planejar e ter a certeza de que pode arcar com a dívida.

Como funciona o Refinanciamento de Veículos?

O contratante pode solicitar um empréstimo de até 90% do valor de tabela do veículo, que ficará alienado ao banco. O contratante pode continuar usando o veículo normalmente e deve arcar com todas as suas despesas. Depois que tiver pago todas as parcelas, o veículo volta a posse do contratante. 

Qual valor das taxas?

As taxas de um refinanciamento de veículo são uma das mais baixas dentre todas as outras modalidades de crédito disponíveis, com taxas que vão de 0,89% a 2% mensais. Para comparar, a taxa de juros de um empréstimo pessoal é de 4% a 9% por mês, dependendo do banco, mais que o dobro das taxas de um refinanciamento. 

Como quitar um Refinanciamento de Veículos?

Para quitar o refinanciamento e ter de volta a posse do veículo, o contratante precisa pagar todas parcelas do empréstimo. Mas claro que isso não é tão simples assim. Para quitar um refinanciamento é preciso ter um bom planejamento e ter uma reserva para caso aconteça algum imprevisto, continuar pagando as parcelas para não perder o veículo.

Sendo assim, faça o seu planejamento com calma, analise as ofertas e decida se um refinanciamento de veículos vale ou não a pena para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.